Um olhar sobre o design brasileiro
new
Um olhar sobre o design brasileiro
Joice Joppert Leal
Senai SP, São Paulo; 3ª edição revisada, 2012
edition: português
paperback
304 p
illustrated
fullcolor
photos
ISBN
978-85-65418-59-1
about the book
A nova edição do livro Um olhar sobre o design brasileiro, organizado por Joice Joppert Leal, traz 304 páginas e mais de 600 imagens. O lançamento é uma iniciativa conjunta da Associação Objeto Brasil e do Senai-SP Editora, e integra a coleção de Design com coordenação de Sheila Brabo, gerente do Senai SP Design e Rodrigo Faria e Silva, diretor da editora.
O tema é abordado em diversos seguimentos – indumentária, joias, objetos, publicidade, têxteis, embalagens, móveis, as políticas industriais de promoção e a exportação do design e reúne artigos assinados por autores com perfis muito variados: empresários, designers, promotores culturais, publicitários, professores e dirigentes empresariais. Dentre eles, nomes como Hubert Alquéres, Paulo Skaf, Alex Periscinotto, Helena Montanarini, Dorothea Werneck, Zeco Beraldin, Mário César de Camargo, Sérgio Amaral, Marcos Mendonça, Fabio Arruda Mortara, Danilo Santos de Miranda, Roberto Duailibi.
Por ocasião do lançamento do livro haverá uma mesa redonda sobre Design onde participarão: Sheila Brabo, gerente do SENAI-SP Design; Joice Joppert Leal , diretora executiva da Associação Objeto Brasil; Cadu Scheliga, presidente da Associação dos Designers de Produto e Luiz Cláudio Rodrigues, jornalista e especialista em Design.
Texto introdutório
Joice Joppert Leal
O livro Um olhar sobre o design brasileiro foi lançado em 2002. Três anos depois, em 2005, apresentamos a segunda edição atualizada e ampliada. Agora, em 2012, temos o prazer de lançar a terceira edição revisada, cujo texto atende às novas regras de ortografia. Mantivemos o conteúdo na íntegra, fazendo apenas pequenos acréscimos que consideramos indispensáveis. Os cargos dos autores dos artigos permanecem inalterados, contemplando as posições que ocupavam a frente de instituições e empresas na época da publicação da primeira edição.
Para entendermos a proposta desta publicação, vale à pena lançar um olhar sobre o passado para compreender o contexto em que ela foi criada. Na época, embora o design brasileiro aflorasse em iniciativas variadas, da filatelia ao setor de automóveis, esboçando um jeito brasileiro de unir estética e funcionalidade, poucas eram as obras dedicadas ao tema. Ao contrário do que acontece hoje, quando é possível encontrar livros sobre design até mesmo numa banca de jornal, nossas referências eram principalmente as obras internacionais, que nem sempre refletiam nossa realidade criativa e produtiva.
A Mostra 500 anos de Descobrimento, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, da qual tive o orgulho de ser a idealizadora e curadora, trouxe à tona uma profunda reflexão sobre a produção brasileira em design, revelando a abrangência do design verde e amarelo, suas raízes, manifestações e possibilidades. Na época, já intuíamos a importância de questões hoje primordiais quando o tema em debate é a efervescente economia criativa: diversidade cultural e valorização do patrimônio tangível e intangível.
Como as exposições, por mais abrangentes que sejam não conseguem abarcar a totalidade de um tema, decidimos condensar todas as informações levantadas durante anos de pesquisa em um livro-catálogo, capaz de servir de referência para estudantes, profissionais e todas as pessoas interessadas no tema. Nosso propósito era dar uma contribuição valiosa para a sociedade mostrando como o design está presente nas inúmeras atividades da nossa vida cotidiana, na cultura e na economia.
Uma década depois, nossa intenção novamente é iluminar os primórdios do design brasileiro para inspirar todos aqueles que se sentem tocados pelo assunto, resgatando a memória de homens e mulheres pioneiros, empresas de vanguarda, instituições e personalidades que ajudaram a definir os rumos da produção nacional nas mais variadas vertentes.
about the author
Joice Joppert Leal
Joice Joppert Leal é fundadora e diretora-executiva da Associação Objeto Brasil. Implantou e dirigiu por 20 anos o Departamento de Tecnologia e Núcleo de Desenho Industrial da Fiesp, foi diretora de Projetos Institucionais do Sesi.