Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Origens da habitação social no Brasil

Origens da habitação social no Brasil

Arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria

Nabil Bonduki

Estação Liberdade, São Paulo; 4ª edição, 2004
CDD 306.30981 B694o

edition: português
paperback
344 p
17 x 24 x 2 cm
900 g
illustrated
B&W
photos
ISBN 978-85-85865-91-7

(história da arquitetura, fundamentos do planejamento urbano e regional, política urbana)

Origens da habitação social no Brasil

about the book

Costuma causar espanto para quem vem de fora a aparência caótica das grandes cidades brasileiras, com seus arranha-céus brotando desordenadamente e suas intermináveis periferias e favelas construídas ao "deus-dará". Analisando de forma interdisciplinar a história da habitação popular no país no período que precede a ditadura militar, este livro de Nabil Bonduki constitui um extenso e candente estudo das origens deste crescimento tão caótico, abordado em seus aspectos arquitetônico, urbanistíco, sociológico e de história econômica.

A obra traça um painel do desenvolvimento urbano no Brasil na primeira metade do século, buscando identificar os primórdios da transformação da habitação numa questão social: a produção rentista do início do século, com suas vilas operárias, cortiços e casas geminadas; o debate sobre a necessidade da intervenção estatal nos anos 30 e 40; os primeiros conjuntos residenciais públicos, edificados a partir do Estado Novo, resgatando uma produção arquitetônica de grande qualidade e desaparecida da historiografia brasileira; a Lei do Inquilinato e a crise de habitação do pós-guerra, num quadro de boom do mercado imobiliário e de acentuada verticalização; a consolidação da periferia, frente à inexistência de outras alternativas, com a generalização do autoempreendimento da casa própria e da precária urbanização.

Centrando-se nas intervenções promovidas por Vargas — em meio às influências cruzadas da social-democracia européia e do fascismo —, o livro mostra como o governo buscou, através de iniciativas populistas como o controle dos aluguéis, a produção de habitação pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões e a difusão da pequena propriedade através da venda de lotes em prestações, reduzir o custo da moradia (e,conseqüentemente, dos salários) e desestimular o investimento privado em habitação, numa estratégia que tinha como pano de fundo o desenvolvimento industrial com base no capital nacional.

Num momento em que a política habitacional e urbana passa por grandes reformulações, marcadas pelo fim do Banco Nacional de Habitação (BNH) e pela revisão de suas estratégias, este livro permite rever a era Vargas e o período que antecede a criação deste que foi o principal órgão estatal de financiamento da moradia do país, lançando luzes para a reflexão sobre o futuro das cidades e da habitação no Brasil.

about the author

Nabil Bonduki
Graduação,mestrado e doutorado pela FAU-USP, onde atualmente é decente. Tem experiência na área de habitação e planejamento urbano.

how to quote

BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil. Arquitetura moderna, lei do inquilinato e difusão da casa própria. 4ª edição, São Paulo, Estação Liberdade, 2004.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided