Cradle to cradle
new
Cradle to cradle
Criar e Reciclar ilimitadamente
Michael Braungart and William McDonough
Gustavo Gili, Barcelona; 1ª edição, 2014
original title: Cradle to crdle: remaking the way we make thinga
translator: Frederico Bonaldo
edition: português
paperback
192 p
14 x 20 x 2 cm
400 g
illustrated
B&W
ISBN
978-85-65985-19-2
about the book
Num manifesto contra o sistema insustentável de produção industrial do mundo contemporâneo – baseado no ciclo “extrair, fabricar, utilizar e descartar” –, o químico Michael Braungart e o arquiteto William McDonough revelam no livro “Cradle to Cradle – Criar e Reciclar Ilimitadamente” um modelo de produção capaz de trazer vantagens comerciais e ambientais.
Desenvolvido pelos próprios autores, o “Cradle to Cradle” – que na tradução literal significa “do berço ao berço” – é um conceito baseado na criação de um sistema em que lixo significa nutriente e que todo material utilizado num processo produtivo pode ser reaproveitado para iniciar um novo ciclo de produção.
Dentre as ideias do livro, destaca-se a proposta de repensar toda a fabricação de um produto supostamente nocivo ao meio ambiente, como o carro. Deste modo, os materiais envolvidos na produção seriam analisados em todas as fases, como extração, processamento, reutilização e reciclagem.
Para revelar as premissas do “Cradle to Cradle”, a obra de 192 páginas – publicada pela editora GG Brasil – apresenta alguns exemplos de situações e projetos que utilizaram soluções inovadoras para obter maiores níveis de eficiência e sustentabilidade.
about the authors
Michael Braungart
Químico e fundador científico da EPEA Internationale Umweltforschung GmbH, Hamburgo, Alemanha. Cofundador e chefe científico da McDonough Braungart Design Chemistry, em Charlottesville, EUA e fundado científico da Hamburger Umweltinstitut.
William McDonough
Arquiteto e especialista em desenvolvimento sustentável. Além de trabalhar nos escritórios W. McDonough + Partners e McDonough Braungart Design Chemistry, McDonough assessora empresas, governos em todo o mundo através da McDonoug Innovation