Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Casa da Cultura de Pernambuco

Casa da Cultura de Pernambuco

Uma genealogia socioespacial

Cristiano Nascimento

Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, Recife; 1ª edição, 2013

edition: português
224 p
ISBN 978-85-7019-627-9

Casa da Cultura de Pernambuco

about the book

Este livro, originalmente uma dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, se debruça sobre a transformação da antiga Casa de Detenção do Recife — uma penitenciária do século XIX (1850) — em um mercado de artesanato regional inaugurado em 1976: a Casa da Cultura de Pernambuco. A sugestão — materializada por iniciativa do Governo Eraldo Gueiros — vinha do início da década de 1960 e tinha como autor o artista plástico Francisco Brennand. Tombado em 1980 pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco — Fundarpe, o antigo prédio de inspiração neoclássica — concebido pelo engenheiro  Mamede Alves Ferreira, aliás, o mesmo autor dos projetos do Ginásio Pernambucano e do Hospital Pedro II, no Recife — é neste livro apresentado como um caso de referência dentre edifícios similares no seio da modernidade ocidental, filiado que é às concepções do Novecentos do que seria então uma prisão ideal, pronta para uma vigilância e um controle tão precisos quanto refinados. Para o autor, não obstante as tentativas de subversão do tipo — um edifício de reformação — para tornar a antiga penitenciária num mercado, há uma identidade tipológica que permanece após a mudança de uso, o que contrasta com o que se espera de um espaço como um mercado, no qual que deve haver livre circulação, máxima exposição e aleatoriedade de encontros. Para o arquiteto, a sobrevivência de antigas propriedades espaciais da, hoje, Casa da Cultura restringiu a subversão completa do tipo reformador, o que só teria ocorrido com a descaracterização espacial total do edifício. Casa da Cultura de Pernambuco: uma genealogia socioespacial vai além do puro campo da Teoria da Arquitetura e da visão estética e se ancora na concepção de que edifícios são essencialmente fatos sociais, chamando nossa atenção para a lógica social e os aspectos históricos que os envolvem e os recriam. É livro que nos faz refletir sobre dilemas e mudanças inerentes às trocas entre passado e presente, entre a memória que temos e a que literalmente queremos construir.

about the author

Cristiano Nascimento
Arquiteto e urbanista e doutor na linha de pesquisa pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2008, é analista em Ciência e Tecnologia na Fundação Joaquim Nabuco.

how to quote

NASCIMENTO, Cristiano. Casa da Cultura de Pernambuco. Uma genealogia socioespacial. Recife, Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2013.

comments

Casa da Cultura de Pernambuco

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided