Grafite: labirintos do olhar
new
Grafite: labirintos do olhar
Eduardo Longman and Gabriela Longman
BEĨ, São Paulo, SP; 1ª edição, 2017
edition: português
paperback
hardcover
182 p
19 x 28 x 2 cm
1100 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN
978-85-7850-144-0
(grafite)
about the book
Três cidades e sua produção de arte urbana. Num percurso marcado pela observação, reflexão e pesquisa, o fotógrafo Eduardo Longman e a jornalista Gabriela Longman trabalham desde 2014 para criar Grafite - labirintos do olhar. O livro, bilíngue, é resultado de incursões dos autores pelas ruas de São Paulo, Nova York e Berlim.
O projeto surgiu de conversas entre os autores, pai e filha, sobre trabalhos que poderiam realizar juntos. Ele lembrou de um ensaio emblemático que fizera sobre o centro de São Paulo para a 14ª Bienal Internacional de São Paulo (exibido também no MIS em 1980); ela, jornalista na área cultural, trouxe o interesse pelo desenvolvimento da linguagem global do grafite em diferentes arquiteturas e contextos.
"Olhamos para um fenômeno contemporâneo inquietante que, ao romper com o estabelecido, propõe questionamentos sobre o espaço urbano e sobre a própria ideia de criação artística", diz Eduardo.
“Este livro procura situar o grafite nem no céu, nem no inferno, mas procura exaltar algumas de suas qualidades, especialmente o ideal de liberdade, risco e experimentação envolvidos [...]. Não é apenas um livro de fotografia – ainda que as fotos extrapolem, e muito, o registro documental –, não é um diário de viagem, não é um catálogo artístico e não é uma reportagem – ainda que essas categorias estejam misturadas aqui e ali, assim como os grafites se misturam tantas vezes entre cartazes, tapume e telhados”, escreve Gabriela na introdução.
Com um capítulo dedicado a cada uma das cidades, o livro tem design criado pela Bloco Gráfico, capa impressa em serigrafia e uma combinação de papéis que remete à sinalização urbana.
about the authors
Eduardo Longman
Fotógrafo, expôs pela primeira vez na 14 ª Bienal de São Paulo (1974) e participou da coletiva Brésil des Bresiliénnes no Centre Pompidou, em Paris. Entre suas outras atividades estão a de fotógrafo de estúdio, na área de publicidade.
Gabriela Longman
Jornalista, é mestre em Arte & Linguagem pela EHESS-Paris e doutoranda em Teoria Literária pela USP. Foi repórter na Ilustrada, da Folha de S.Paulo, coordenou a área de comunicação da Flip e atua na comunicação da Bienal de São Paulo.