A forma indelével
A forma indelével
Um estudo sobre a persistência morfológica em Maruípe
Flávia Botechia
Edição do autor, Vitória; 1ª edição, 2018
edition:
paperback
160 p
16,5 x 23 cm
ISBN
978-85-540948-0-5
about the book
Esta obra derivada da tese de doutorado, desenvolvida e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com apoio institucional do Facitec (Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia do Município de Vitória), Prefeitura de Vitória e Fundo Mackenzie de Pesquisa. Em seus aspectos teóricos e metodológicos esta pesquisa se enquadra no campo teórico da Morfologia Urbana, tendo como objetivo principal proceder com uma investigação acerca dos elementos urbanos de maior longevidade, adotando como chave de interpretação a noção de persistências morfológicas. Considerando esse objetivo proposto, trabalhou-se com a hipótese de que a rua, elemento público e bidimensional, seria o elemento urbano mais duradouro. Como parte central da obra apresenta-se o estudo do objeto empírico da tese, qual seja, um eixo viário localizado na porção nordeste da cidade de Vitória, Espírito Santo, eixo este composto por um conjunto de vias no trajeto desde a Rua Barão de Monjardim até a Ponte da Passagem, a saber: Avenida Vitória, Avenida Paulino Muller, Avenida Maruípe e Rua Dona Maria Rosa. Justifica-se esta escolha pelos dados históricos e morfológicos obtidos durante o período da pesquisa sobre a região de Maruípe e Jucutuquara, dados estes levantados junto, principalmente, ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Arquivo Geral Municipal e Biblioteca Nacional, trabalhados em uma linha do tempo regressiva, por meio de fontes documentais cartográficas, iconográficas e textuais.
Esta obra foi contemplada no Edital 007/2017 – Seleção e incentivo a produção e difusão de obras literárias inéditas de autores residentes no Espírito Santo do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo – Funcultura/ Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo.
about the author
Flávia Botechia
Arquiteta (UFES, 1997), mestre (UFMG, 2001) e doutora (FAU Mackenzie, 2018). Desenvolve pesquisas na área de morfologia urbana e é funcionário estatutário da Prefeitura Municipal de Vitória desde 2002.