Baseada na tese de doutorado do professor Nivaldo defendida no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (Ppgau/Ufba) em 2012, o projeto da ‘Coleção’ foi vencedor dos Editais de ‘Patrimônio Cultural - Arquitetura e Urbanismo’ da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), com recursos do Fundo de Cultura. Os livros estão sendo lançados pela Editora da UFBA. Além de professor da Faculdade de Arquitetura da Ufba, Nivaldo Andrade é o atual Presidente Nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e Membro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Prêmios e volumes
A tese vem recebendo menção honrosa em vários segmentos nacionais. Além de ganhar os Editais Secult BA/Ipac, a tese foi contemplada ainda com menções honrosas nos Prêmios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes de Tese (Setor Arquitetura) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (Anparq) que acontece a cada dois anos. Os volumes da ‘Coleção’ estão acondicionados em uma caixa e serão vendidos no lançamento. Cada volume é apresentado por referências nacionais da área.
O volume 1 tem prefácio do arquiteto e professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), Hugo Segawa. Os volumes 2 e 3 são apresentados, respectivamente, pelos arquitetos Ana Maria Fernandes e Antônio Heliodorio Sampaio, ambos, professores titulares da Ufba e professores permanentes do Ppgau/Ufba. O volume 4 é apresentado pelo arquiteto Luiz Amorim, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E o volume 5, por Anna Beatriz Ayroza Galvão, professora aposentada da UFBA e, atualmente, professora da Escola da Cidade (SP). A Apresentação da ‘Coleção’ é assinada pela Professora Esterzilda Berenstein de Azevedo, da Universidade Federal da Bahia, que foi a orientadora da tese de doutorado que deu origem à publicação.
Os dados técnicos dos cinco volumes são os seguintes:
Volume 1: ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. O lugar da Bahia na história da arquitetura moderna brasileira. Salvador: EDUFBA, 2019. 235p; ISBN: 9788523219444.
Volume 2: ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. O Epucs e a autonomização do campo arquitetônico na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2019. 269p; ISBN: 9788523219451.
Volume 3: ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. "Um teto para cada escola": o Plano de Edificações Escolares de Anísio Teixeira. Salvador: EDUFBA, 2019. 193p; ISBN: 9788523219468.
Volume 4: ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. Arquitetura, educação e arte: o Centro Educativo de Arte Teatral. Salvador: EDUFBA, 2019. 129p; ISBN: 9788523219475.
Volume 5: ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. O transatlântico e o avião: arquitetura moderna e turismo na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2019. 183p; ISBN: 9788523219482.