Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Bexiga em três tempos

new

Bexiga em três tempos

Patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável

Nadia Somekh and José Geraldo Simões Júnior (Orgs.)
 

Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2020
Ensaio fotográfico de Cristiano Mascaro

Coordenação editorial Abilio Guerra, Fernanda Critelli e Silvana Romano Santos

Projeto gráfico Dárkon Vieira Roque Tratamento de imagens Rafalea Neto e Nelson Kon

edition:
paperback
352 p
17 x 24 cm
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-65-87205-03-8

Bexiga em três tempos

about the book

Bexiga em três tempos atualiza os estudos e debates sobre esse tradicional bairro paulistano, uma vez que há várias décadas não se registra uma publicação específica sobre sua história, seu cotidiano atual e seu incrível potencial para um futuro sustentável. Contribui assim para o equilíbrio entre a preservação de seu rico patrimônio e o desenvolvimento urbano, sem destruir sua riqueza cultural e nem expulsar seus moradores mais vulneráveis.

O livro que conta a história do Bexiga, tradicional bairro de São Paulo, foi dividido pelos organizadores em três partes, correspondentes a três temporalidades distintas – a história, a memória e o tempo do presente e do futuro – entretecendo a contribuição particular dos autores em uma narrativa coletiva, abrangente e multifacetada. Um exemplo de como tratar a relação entre cidade e sociedade, uma contribuição na busca de um futuro mais inclusivo para São Paulo e demais cidades brasileiras que ainda se fundamentam na defesa da democracia.

A publicação se alimenta da contribuição de muitos pesquisadores, todos envolvidos com aspectos diversos e complementares do bairro do Bexiga – a história de sua ocupação, a contribuição cultural de seus moradores, a arquitetura dos capomastri e suas tipologias construtivas, a memória e a preservação do patrimônio material e imaterial, as expressões culturais recentes, e os desafios para o futuro da área em face às transformações funcionais da cidade e do bairro.

O Bexiga segundo Cristiano Mascaro

Durante a realização do livro, foram pesquisadas as fotos de Cristiano Mascaro para o Concurso Nacional de Ideias para a Renovação Urbana e Preservação do Bexiga, organizado pela Emurb entre 1987 e 1992, que foram publicadas na forma de um ensaio fotográfico.

Os registros retratam um cotidiano semelhante aos dias atuais, com seus moradores de todas as idades, a Igreja Nossa Senhora Achiropita, o casario anônimo, os cortiços e a escadaria monumental, as vias expressas e os automóveis em velocidade. Contudo, elas revelam também edificações, veículos, mobiliário, objetos urbanos, roupas e comportamentos que se tornaram obsoletos ou fora de moda. Um resgate iconográfico formidável e surpreendente.

Autores dos textos

Abilio Guerra, Ana Carolina Nader Scripilliti, Ana Ditolvo, Ana Paula Pavan, Benjamim Saviani, Bruna Fregonezi, Carila Matzenbacher, Cecília Leite Ribeiro, Eliana Queiroz, Fernanda Romão, Francisco Zorzete, Gabriel Fernandes, Hugo Louro e Silva, Ingrid Hötte Ambrogi, Joice Giannotto, José Geraldo Simões Junior, Julia Aloise, Katia Kreutz, Lícia de Oliveira, Lindener Pareto Junior, Luiz Guilherme Rivera de Castro, Maira de Moura, Manoel Lemes, Marília Gallmeister, Mauro Calliari, Nadia Somekh, Raquel Schenkman, Roseli D’Elboux, Sara Belém, Thais Cardoso e Vânia Lewkowicz Katz.

about the author

Nadia Somekh
Arquiteta e Urbanista (FAU USP,1976), especialista, mestre e doutora em arquitetura (FAU USP, 1978, 1987 e 1994) e pós-doutora (EHESS, 2011). Professora emérita da FAU Mackenzie, foi presidente da Emurb e do Conpresp e diretora do DPH/SP.

José Geraldo Simões Júnior
Arquiteto e urbanista (FAU USP, 1983), mestre em Planejamento Urbano (FGV, 1990), doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU USP, 1995), e pós-doutor em Urbanismo (Technische Universität Wien, 2010). Docente na FAU Mackenzie desde 2000.

how to quote

SOMEKH, Nadia; SIMõES JúNIOR, José Geraldo (Orgs.). Bexiga em três tempos. Patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável. São Paulo, Romano Guerra, 2020.

comments

Bexiga em três tempos

resenhas desse livro
por Abilio Guerra

outros livros

share

José Geraldo Simões Júnior

Anhangabaú

José Geraldo Simões Júnior

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004


Nadia Somekh

A cidade vertical

Nadia Somekh

Studio Nobel, 1997

A cidade vertical e o urbanismo modernizador

Nadia Somekh

Editora Mackenzie, 2014


magazines

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided