Bexiga em três tempos
new
Bexiga em três tempos
Patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável
Nadia Somekh and José Geraldo Simões Júnior (Orgs.)
Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2020
Ensaio fotográfico de Cristiano Mascaro
PREMIAÇÃO IAB-SP 2021, 1º LUGAR CATEGORIA CULTURA ARQUITETÔNICA
edition:
paperback
352 p
17 x 24 cm
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
978-65-87205-03-8
about the book
Bexiga em três tempos atualiza os estudos e debates sobre esse tradicional bairro paulistano, uma vez que há várias décadas não se registra uma publicação específica sobre sua história, seu cotidiano atual e seu incrível potencial para um futuro sustentável. Contribui assim para o equilíbrio entre a preservação de seu rico patrimônio e o desenvolvimento urbano, sem destruir sua riqueza cultural e nem expulsar seus moradores mais vulneráveis.
O livro que conta a história do Bexiga, tradicional bairro de São Paulo, foi dividido pelos organizadores em três partes, correspondentes a três temporalidades distintas – a história, a memória e o tempo do presente e do futuro – entretecendo a contribuição particular dos autores em uma narrativa coletiva, abrangente e multifacetada. Um exemplo de como tratar a relação entre cidade e sociedade, uma contribuição na busca de um futuro mais inclusivo para São Paulo e demais cidades brasileiras que ainda se fundamentam na defesa da democracia.
A publicação se alimenta da contribuição de muitos pesquisadores, todos envolvidos com aspectos diversos e complementares do bairro do Bexiga – a história de sua ocupação, a contribuição cultural de seus moradores, a arquitetura dos capomastri e suas tipologias construtivas, a memória e a preservação do patrimônio material e imaterial, as expressões culturais recentes, e os desafios para o futuro da área em face às transformações funcionais da cidade e do bairro.
O Bexiga segundo Cristiano Mascaro
Durante a realização do livro, foram pesquisadas as fotos de Cristiano Mascaro para o Concurso Nacional de Ideias para a Renovação Urbana e Preservação do Bexiga, organizado pela Emurb entre 1987 e 1992, que foram publicadas na forma de um ensaio fotográfico.
Os registros retratam um cotidiano semelhante aos dias atuais, com seus moradores de todas as idades, a Igreja Nossa Senhora Achiropita, o casario anônimo, os cortiços e a escadaria monumental, as vias expressas e os automóveis em velocidade. Contudo, elas revelam também edificações, veículos, mobiliário, objetos urbanos, roupas e comportamentos que se tornaram obsoletos ou fora de moda. Um resgate iconográfico formidável e surpreendente.
Autores dos textos
about the author
Nadia Somekh
Arquiteta e Urbanista (FAU USP,1976), especialista, mestre e doutora em arquitetura (FAU USP, 1978, 1987 e 1994) e pós-doutora (EHESS, 2011). Professora emérita da FAU Mackenzie, foi presidente da Emurb e do Conpresp e diretora do DPH/SP.
José Geraldo Simões Júnior
Arquiteto e urbanista (FAU USP, 1983), mestre em Planejamento Urbano (FGV, 1990), doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU USP, 1995), e pós-doutor em Urbanismo (Technische Universität Wien, 2010). Docente na FAU Mackenzie desde 2000.