Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores – Tuca Vieira

Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores – Tuca Vieira

Henrique Siqueira (Org.)
 

Museu da Cidade de São Paulo, São Paulo; 1ª edição, 2021

Projeto gráfico: Elisa von Randow e Julia Massagão (Alles Blau)

Versão para o inglês: Matthew Rinaldi

edition: português
paperback
264 p
22,5 x 20 cm
illustrated
fullcolor
photos

Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores – Tuca Vieira

about the book

Como dimensionar o território de São Paulo e garantir a representação de sua diversidade? Quantos registros são necessários ao êxito de um projeto fotográfico com estas pretensões? É provável que estas perguntas já tenham ocupado outros fotógrafos e instituições, mas elas foram desafiadoras a Tuca Vieira na concepção do seu Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores.

Interessava ao fotógrafo a lógica cartográfica de múltipla documentação e de um método que exercesse função reguladora sobre o olhar, mediando a seleção e escolha do campo fotografado, afastando-o da produção de uma sequência de imagens icônicas, tão caras à fotografia sob todos os aspectos. Nesta etapa ainda foi definido o uso de tripé e câmera para filme de grande formato (4x5 polegadas), conferindo rigor e formalidade ao enquadramento e à obtenção da imagem. Com estas premissas, o projeto foi acolhido pela Casa da Imagem/Museu da Cidade de São Paulo e Tuca Vieira concluiu a viagem que tomou dois anos, percorrendo a imaginária divisão da cidade em 203 quadrantes.

Os registros do Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores foram feitos entre os anos de 2014 e 2016, em correspondência com o conjunto dos mapas sequenciais retirados de um guia de ruas. Trata-se de um mergulho do fotógrafo na escala inalcançável do território da região metropolitana de São Paulo. Uma investigação exaustiva constrói o inventário dos lugares que formam o imenso e caótico tecido urbano, em imagens que também evocam as primeiras experiências de fotografia documental da cidade, no final do século 19 e início do 20, quando seus limites eram apreensíveis e sua área dez vezes menor do que é hoje.

Mostrada no inverno do mesmo ano em uma exposição – pesquisa reconhecida poucos meses depois pelo Prêmio APCA Arquitetura –, agora a obra é apresentada ao público no formato de um livro, dispondo, na íntegra, o ambicioso estudo sobre a metrópole, acompanhado de reflexões sobre a cidade, a fotografia e a experiência. A publicação do Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores, de Tuca Vieira, não somente revela o propósito de um ciclo curatorial da instituição, mas também cataloga a obra que generosamente foi ofertada à incorporação no seu acervo fotográfico.

São Paulo é aqui revelada em sua dura totalidade, em contraste com as imagens das fotogênicas representações oficiais. Isso vai ao encontro da missão do Museu da Cidade em contribuir para a tomada e o aprofundamento da consciência dos habitantes em relação ao lugar em que vivem.

A publicação conta com textos de Marcos Cartum, Henrique Siqueira e uma entrevista entre o autor, o curador Guilherme Wisnik e Henrique Siqueira sobre o processo de trabalho de Tuca Vieira no projeto.

O livro é uma edição da Museu da Cidade de São Paulo/Secretaria Municipal de Cultura, com produção da AYO Cultural e projeto gráfico do estúdio Alles Blau. Possui tiragem de 800 exemplares e distribuição gratuita.

about the author

Henrique Siqueira

how to quote

SIQUEIRA, Henrique (Org.). Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores – Tuca Vieira. São Paulo, Museu da Cidade de São Paulo, 2021.

comments

Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e arredores – Tuca Vieira

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided