Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Marcos Acayaba

new

Marcos Acayaba

Marcos Acayaba

Romano Guerra, São Paulo; 2ª edição, 2021

Edição revista e bilíngue (português e inglês),

edition: português
hardcover
336 p
22 x 27 cm
1620 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 978-65-87205-07-6

Marcos Acayaba

about the book

Com a primeira edição publicada pela Cosac Naify em 2007 esgotada, a Romano Guerra Editora lança agora em 2021 a segunda edição, revista e bilíngue (português/inglês).

A obra de Marcos Acayaba, associada ao contexto das “arquiteturas sustentáveis” e exercício de liberdade projetual, é uma das mais consistentes da atualidade.
 
A segunda edição do livro revista abrange a trajetória do arquiteto, em textos em que ele reflete sobre sua própria obra e suas relações com a produção arquitetônica universal. Em constante diálogo com arquitetos de matizes diferentes – Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Joaquim Guedes, Sérgio Ferro, Carlos Millan, Frank Lloyd Wright, Le Corbusier, Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Craig Ellwood e Norman Foster, dentre outros –, seu trabalho revela, além de uma grande paixão pela arquitetura, uma didática incomum.
 
O livro é organizado em três capítulos e tem como base o conteúdo da tese de doutoramento do arquiteto, de 2004. O primeiro traz o relato de Acayaba sobre o período de sua formação na FAU-USP (1964-69), o convívio com professores como Vilanova Artigas, Flávio Motta e Flávio Império e as primeiras experiências profissionais, num contexto marcado pela atividade e a consciência política. O segundo apresenta trabalhos selecionados a partir da ideia da “pesquisa em projeto”, acompanhados do relato dos fatos mais significativos aos projetos relacionados. O último capítulo traz os projetos recentes, posteriores à sua tese. Na parte final apresenta a versão em inglês. Tudo extensamente documentado com fotos e desenhos técnicos.
 
O livro conta com apresentação de Julio Katinsky, prefácio de Hugo Segawa e ensaio de Guilherme Wisnik. O próprio arquiteto assina uma crônica em que relata sua formação e fatos significativos relacionados aos projetos e obras, às circunstâncias em que foram feitos, as condicionantes e as principais referências.

about the author

Marcos Acayaba
Arquiteto e urbanista (FAU USP, 1969), doutor e arquitetura e urbanismo (FAU USP, 2005), é professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo da Universidade de São Paulo – FAU USP.

how to quote

ACAYABA, Marcos. Marcos Acayaba. 2ª edição, São Paulo, Romano Guerra, 2021.

comments

Marcos Acayaba

outros livros

share

Marcos Acayaba

Marcos Acayaba

Marcos Acayaba

Cosac Naify, 2007


magazines

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided