Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

A Modernidade em Hans Broos

A Modernidade em Hans Broos

Karine Daufenbach

Annablume, São Paulo; 1ª edição, 2021

edition: português
paperback
392 p
16 x 23 cm
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN 9786556840178

A Modernidade em Hans Broos

about the book

A Modernidade em Hans Broos compreende a obra alemã e brasileira do arquiteto Hans Broos (Gross-Lomnitz, Eslováquia, 1921-Blumenau, 2011), situada entre fins da década de 1940 e os anos 1970. O cenário alemão pós-guerra torna-se contexto chave, onde o arquiteto reúne densa formação teórica e prática e experiências que conformarão o cerne de seu fazer arquitetônico. À formação ampla e diversificada junta-se o desejo de contextualizar suas propostas no ambiente brasileiro, quando aqui chega no início da década de 1950. Esse encontro, que a princípio se reflete na posição de um “aprendiz”, em que o arquiteto articula sua arquitetura alemã com elementos da chamada escola carioca, se revelará especialmente fértil nos anos 1960 e 1970 quando assimila os pressupostos gerais do brutalismo paulista. Da condição de aprendiz, Broos passa a contribuir de modo resoluto e particular dentro do cenário brasileiro, numa obra madura e erudita. Ao se colocar como parte da revisão historiográfica que tem lugar no Brasil desde os anos 1980 — em que se descortinam discursos engajados e nomes obliterados — o livro demonstra o quanto a arquitetura de Hans Broos mantém-se atrelada aos pressupostos de sua formação. A partir de referências várias, sua obra ajudará a compor o cenário multifário do brutalismo paulista e, por conseguinte, da própria modernidade brasileira, que possui referências e praticantes muito mais diversos do que tem noticiado a historiografia recente.

Publicado junto à comemoração do centenário de nascimento do arquiteto, o livro é fruto de pesquisa de doutorado homônima defendida pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo — FAU USP em 2011. O lançamento, em outubro passado, contou com vários convidados e seus múltiplos olhares sobre a obra e a trajetória do arquiteto.

about the author

Karine Daufenbach
Karine Daufenbach é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

how to quote

DAUFENBACH, Karine. A Modernidade em Hans Broos. São Paulo, Annablume, 2021.

comments

A Modernidade em Hans Broos

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2022 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided