Desenho Universal
Desenho Universal
Caminhos da acessibilidade no Brasil
Maria Elisabete Lopes and Sheila Walbe Ornstein (Orgs.)
Adriana R. de Almeida Prado
Annablume, São Paulo; 1ª edição, 2010
edition: português
paperback
306 p
16 x 23 x 1,6 cm
550 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN
978-85-391-0055-2
(infraestruturas urbanas e regionais)
about the book
Esta publicação reúne 22 textos de profissionais e professores de todo o Brasil, abordando temas como ensino e a pesquisa do Desenho Universal nas escolas de arquitetura, engenharia, design e a interação de todo e qualquer cidadão-usuário com o desenho da cidade e sua arquitetura, tendo em vista as possíveis limitações físicas ou cognitivas. Organizado em quatro capítulos – Conceituação e Procedimentos Metodológicos; Ambientes para a Moradia e para a Educação; Políticas de Acessibilidade: edilícias, urbanísticas, de transporte e de turismo; e Gestão no processo de Projeto – o livro tem prefácio do Prof. Dr. Wolfgang E. E Preiser, co-diretor do Universal Design Handbook (Mc Graw Hill, 2001), que apresenta, numa perspectiva internacional, a literatura, os principais eventos científicos e aplicações do Desenho Universal em termos de produtos, ambientes urbanos construídos e em uso.
about the author
Maria Elisabete Lopes
Arquiteta e urbanista, doutora pela FAUUSP. com pesquisa em metodologia de análise e implantação de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Sheila Walbe Ornstein
Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 1978 Livre Docente pela FAUUSP, 1991 Professora titular pela FAUUSP, 1994.
Adriana R. de Almeida Prado
Arquiteta, urbanista, mestre em Gerontologia Social pela PUC/SP e especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerentologia. Trabalha na Fundação Prefeito Faria Lima