Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

A cidade invade as águas

A cidade invade as águas

Qual a questão dos mananciais?

Jodete Rios Sócrates, Marta Dora Grostein and Marta Maria Soban Tanaka

FAUUSP, São Paulo; 1ª edição, 1985

edition: português
paperback
296 p
15,5 x 21 x 1,4 cm
500 g
illustrated
B&W
photos
CDD 333.91 So14c

(aspectos sociais do planejamento)

A cidade invade as águas

about the book

A partir de 1975, as normas de uso e ocupação do solo na Região Metropolitana da Grande São Paulo, veio somar-se a legislação de proteção aos mananciais, visando disciplinar o uso do solo para proteção aos recursos hídricos da região.

No entanto, a expansão urbana motivou a ocupação desordenada das áreas sob proteção da Lei, a qual não foi suficiente para conter e controlar esta ocupação. Este é o caso da região sul do município de São Paulo, onde estão situados os reservatórios Billings e Guarapiranga nos limites das administrações regionais de Campo Limpo e Santo Amaro. Esta área congrega problemas de natureza diversa – quer os relacionados com o uso e ocupação do solo propriamente dito, quer os decorrentes da combinação de diferentes sistemas de infra-estrutura urbana que se utilizam das represas.

A crescente demanda por terra tem intensificado a pressão no sentido da ocupação da área e do reestudo das normas de ocupação gerando polarizações em torno do problema.

O presente trabalho procura apresentar o conflito entre as necessidades e interesses dos diferentes setores da sociedade na Área Sul de Proteção aos Mananciais do Município de São Paulo, procurando compreender e enfocar o objeto em pauta na sua globalidade.[...]

about the authors

Jodete Rios Sócrates
Autora de A cidade invade as águas: qual a questão dos mananciais?

Marta Dora Grostein
Mestrado em Master Of Architeture pela College Of Environmental Design University Of California Berkely e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.

Marta Maria Soban Tanaka
Autora de A cidade invade as águas: qual a questão dos mananciais?

how to quote

RIOS SóCRATES, Jodete; DORA GROSTEIN, Marta; SOBAN TANAKA, Marta Maria. A cidade invade as águas. Qual a questão dos mananciais?. São Paulo, FAUUSP, 1985.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided