A cidade invade as águas
A cidade invade as águas
Qual a questão dos mananciais?
Jodete Rios Sócrates, Marta Dora Grostein and Marta Maria Soban Tanaka
FAUUSP, São Paulo; 1ª edição, 1985
edition: português
paperback
296 p
15,5 x 21 x 1,4 cm
500 g
illustrated
B&W
photos
CDD
333.91 So14c
(aspectos sociais do planejamento)
about the book
A partir de 1975, as normas de uso e ocupação do solo na Região Metropolitana da Grande São Paulo, veio somar-se a legislação de proteção aos mananciais, visando disciplinar o uso do solo para proteção aos recursos hídricos da região.
No entanto, a expansão urbana motivou a ocupação desordenada das áreas sob proteção da Lei, a qual não foi suficiente para conter e controlar esta ocupação. Este é o caso da região sul do município de São Paulo, onde estão situados os reservatórios Billings e Guarapiranga nos limites das administrações regionais de Campo Limpo e Santo Amaro. Esta área congrega problemas de natureza diversa – quer os relacionados com o uso e ocupação do solo propriamente dito, quer os decorrentes da combinação de diferentes sistemas de infra-estrutura urbana que se utilizam das represas.
A crescente demanda por terra tem intensificado a pressão no sentido da ocupação da área e do reestudo das normas de ocupação gerando polarizações em torno do problema.
O presente trabalho procura apresentar o conflito entre as necessidades e interesses dos diferentes setores da sociedade na Área Sul de Proteção aos Mananciais do Município de São Paulo, procurando compreender e enfocar o objeto em pauta na sua globalidade.[...]
about the authors
Jodete Rios Sócrates
Autora de A cidade invade as águas: qual a questão dos mananciais?
Marta Dora Grostein
Mestrado em Master Of Architeture pela College Of Environmental Design University Of California Berkely e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.
Marta Maria Soban Tanaka
Autora de A cidade invade as águas: qual a questão dos mananciais?