Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Revista Ciência & Ambiente 32

Revista Ciência & Ambiente 32

Amazônia – economia e políticas públicas

Delmar Antonio Bressan and Marcelo Leite (Orgs.)
 

Editora UFSM, Rio Grande do Sul; 1ª edição, 2006

edition: português
paperback
168 p
18 x 25 x 1 cm
510 g
illustrated
B&W
ISBN ISSN 1676-4188

(meio ambiente, aspectos físico-ambientais do planejamento)

Revista Ciência & Ambiente 32

about the book

Entre a década de 70 e metade dos anos 80, em pleno regime militar no Brasil, foram realizados importantes levantamentos sobre os fundos naturais do país. Denominado RADAMBRASIL, o projeto destinava-se a produzir informações sobre geologia, geomorfologia, solos, clima, vegetação e uso da terra nas diferentes regiões brasileiras.A partir da publicação do primeiro volume da coleção, em 1973, contendo alentadas descrições dos recursos naturais, além de tabelas, fotografias e mapas, já estava à disposição de planejadores e demais estudiosos um rico painel sobre as características regionais, com ênfase para a Amazônia. Nas décadas subseqüentes, novas ferramentas foram agregadas ao acervo de referência passível de uso por técnicos e suas instituições, entre elas, as imagens regulares de satélites e os resultados do crescente número de pesquisas levadas a cabo.Sendo assim, não é razoável admitir que, ainda hoje, a complexidade da região amazônica seja representada em forma de incômodas generalizações, por vezes bastante rudimentares. Se é verdade que tomadas gerais são válidas para facilitar a percepção dos espaços naturais, não é menos verdade que as mesmas se tornam impróprias quando se trata de iluminar detalhes, particularidades ou, no caso, a diversidade de combinações ecológicas que caracteriza esse domínio fitogeográfico.

Editorial“Florestania”: análises, princípios e propostas socioambientais para superar os vícios da economia de fronteira na Amazônia. Marcelo LeiteDo Avança Brasil ao PPA de Lula: o que mudou do ponto de vista ambiental na agenda do desenvolvimentismo na Amazônia. Mary AllegrettiPPA 2004-2007 e obras de infra-estrutura na Amazônia. Roberto SmeraldiPassos para uma política de gestão socioambiental da indústria madeireira da Amazônia. Daniel Nepstad, Claudia Azevedo-Ramos, Paulo Moutinho, Eirivelthon Lima e Frank MerryFlorestas Nacionais: uma política para conservação e manejo florestal sustentável na Amazônia. Adalberto VeríssimoO desmatamento na Amazônia e a efetividade do Protocolo de Quioto. Márcio Santilli e Paulo MoutinhoCustos e benefícios do desmatamento na Amazônia. Ronaldo Seroa da MottaOrigem e destino da madeira amazônica. Paulo BarretoApoio científico para os padrões de manejo de madeira na floresta amazônica: a questão da sustentabilidade. James Grogan, Edson Vidal e Mark SchulzePecuária e madeira: lucratividade, expansão e sustentabilidade. Eugênio Arima e Paulo BarretoO dilema brasileiro. Lester BrownSoja na Amazônia: impactos ambientais e estratégias de mitigação. David G. McGrath e Maria del Carmen Vera Diaz

about the author

Delmar Antonio Bressan
Editor da Revista Ciência & Ambiente

Marcelo Leite
Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Especializou-se em jornalismo científico como bolsista da Fundação Krupp na Alemanha. Fez sua tese de doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Campinas.

how to quote

BRESSAN, Delmar Antonio; LEITE, Marcelo (Orgs.). Revista Ciência & Ambiente 32. Amazônia – economia e políticas públicas. Rio Grande do Sul, Editora UFSM, 2006.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided