Racionalismo e proto-racionalismo na obra de Victor Dubugras
Racionalismo e proto-racionalismo na obra de Victor Dubugras
Nestor Goulart Reis
Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo; 1ª edição, 1997
edition: português
216 p
28 x 28 x 1,5 cm
1400 g
illustrated
fullcolor
photos
about the book
“Victor Dubugras na 3ª BIA
Reverenciado por seus contemporâneos, Victor Dubugras passou as últimas décadas relegado a uma quase obscuridade, motivando interesse somente em alguns poucos iniciados que reconheciam qualidades que o diferenciavam da produção arquitetônica corrente no início do século.
A paisagem de São Paulo e região foi marcada por suas intervenções em obras públicas e privadas, das quais lamentavelmente poucas foram conservadas. No entanto, seria difícil reconstituir a história de nossa arquitetura e mesmo de nossa forma de moradia se não lembrássemos suas contribuições para a tradução brasileira do Art-Nouveau e para a tentativa de construção de um estilo neocolonial brasileiro, as quais poderiam ser entendidas como ensaios de contraposição ao ecletismo.
Felizmente, na última década, contribuições diversas desenvolvidas no âmbito do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo trouxeram à luz uma nova visão sobre sua obra. Atento à arquitetura tradicional paulista, Dubugras abriu novos horizontes na busca de uma arquitetura que se justificasse por seus aspectos construtivos e por uma renovação estética colocando-o ao lado dos maiores arquitetos do início deste século.
Neste sentido, a documentação que está sendo posta à luz nesta exposição, organizada pelo Prof. Nestor Goulart Reis Filho, proporciona documentos inéditos e fundamentais para a reconsideração da importância da arquitetura brasileira no cenário da arquitetura ocidental.
A exposição e este livro produzidos especialmente para a 3ª Bienal de Internacional de Arquitetura, equiparam-se em razão de sua qualidade intelectual e formal à outrs mostras produzidas pelas mais renomadas instituições culturais internacionais, tornando viável um sempre necessário intercâmbio com tais organizações.
A 3ª BIA agradece ao Professor Elvin Macley Dubugras pela generosidade em tornar público o acervo de sua família e à Biblioteca da FAUUSP pela cessão dos originais pertencentes ao seu acervo”.
(Luiz Fisberg e Lúcio Gomes Machado, curadores da 3ª Bienal de Internacional de Arquitetura de São Paulo).
about the author
Nestor Goulart Reis
Graduação em Arquitetura e em Ciências Sociais pela USP, professor catedrático da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: patrimônio, urbanização colonial e urbanização contemporânea, em especial no que se refere ao Brasil.