O uso das cartas solares
O uso das cartas solares
Diretrizes para arquitetos
Leonardo Salazar Bittencourt
EDUFAL, Maceió; 4ª edição, 2004
edição revisada; acompanha CD-ROM
edition: português
paperback
96 p
18 x 25,5 x 1,5 cm
500 g
illustrated
photos
drawings
ISBN
978-85-717-7064-5
(conforto ambiental)
about the book
A sustentabilidade do espaço construído envolve o adequado aproveitamento de elementos climáticos como a ventilação, a luminosidade natural e a insolação nas edificações. Em climas frios, a utilização da radiação solar pode se dar no aproveitamento do seu potencial calorífico para o aquecimento dos espaços arquitetônicos, bem como na captação da energia solar para geração de energia fotovoltaica. <p>Em climas quentes, o sombreamento se constitui em estratégia bioclimática relevante. Nestes casos, o projeto de protetores solares eficientes se constitui em parte importante, tanto no que tange aos aspectos ligados ao conforto ambiental, como no que se refere ao aspecto plástico das construções. Esta publicação aborda de forma didática e fartamente ilustrada, esse tópico.
O livro contém informações relativas à natureza dos raios solares e da geometria do movimento da Terra em torno do Sol. Descreve, também, o processo de construção das cartas solares e apresenta as diversas formas de utilização das mesmas, através de exemplos e exercícios resolvidos.
about the author
Leonardo Salazar Bittencourt
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE e doutorado em Environment and Energy Studies - Architectural Association Graduate School. Atualmente é professor associado da UFAL.