Desengenharia
Desengenharia
O passivo ambiental na desativação de empreendimentos industriais
Luis Enrique Sánchez
Edusp, São Paulo; 1ª edição, 2001
edition: português
paperback
256 p
18 x 25 x 1 cm
600 g
illustrated
B&W
photos
ISBN
978-85-314-0599-0
(meio ambiente)
about the book
O fechamento de indústrias tem-se acelerado nos últimos anos, devido a mudanças estruturais na economia mundial. O fenômeno, antes restrito aos países de industrialização antiga, já atinge o Brasil e em particular o Estado de São Paulo. Uma indesejável conseqüência da desativação de indústrias e obras de engenharia são os terrenos contaminados, verdadeiro passivo ambiental.
A principal mensagem do autor é que fechamento, desmontagem, demolição e desativação – etapas que fazem parte do ciclo de vida de qualquer empreendimento – são a regra e não a exceção. O terreno permanece e novos usos têm lugar. E preciso, portanto, pensar nesses empreendimentos como atividades que promovem um uso temporário do solo, ao qual outros se seguirão. O passivo ambiental deve ser eliminado e o solo deve estar apto para suportar um novo uso.
Delineia-se, assim, um quadro que aponta para a necessidade de um novo enfoque do projeto de engenharia, uma verdadeira “desengenharia”. Essa nova perspectiva do problema envolve a abordagem de todo o ciclo de vida do empreendimento, levando em conta a desativação já desde a fase de planejamento do projeto.
Este livro é, portanto, endereçado principalmente a profissionais, estudantes e interessados em arquitetura, urbanismo, geografia, geologia, engenharia, planejamento e gestão ambiental.
about the author
Luis Enrique Sánchez
Formado em Engenharia de Minas e em Geografia, ambos pela USP. Obteve seu doutorado em Economia dos Recursos Naturais pela Escola de Minas de Paris e é livre-docente pela Escola Politécnica, onde leciona.