Espaço intra-urbano no Brasil
Espaço intra-urbano no Brasil
Flávio Villaça
Studio Nobel, São Paulo; 1ª edição, 2001
edition: português
paperback
376 p
16 x 23 x 2 cm
600 g
illustrated
B&W
drawings
ISBN
978-85-85445-75-1
(urbanismo)
about the book
A obra é essencialmente um estudo da localização urbana. A localização é apresentada como o grande valor de uso produzido pelas aglomerações, embora não específico delas, Esse valor de uso se caracteriza pelas possibilidades que as diferentes classes sociais apresentam de comandar os deslocamentos intra-urbanos. Mostra que o espaço regional é estruturado pelo controle do tempo de deslocamento das mercadorias e capitais e que o espaço intra-urbano é estruturado pelo controle do tempo de deslocamento dos seres humanos enquanto consumidores.
No caso intra-urbano, as possibilidades desse controle fazem com que as classes sociais disputem as localizações e isso se dá tanto por ocasião da sua produção como de seu consumo. Nasce então a segregação sócio-espacial, como mecanismo necessário ao controle, pela classe dominante, pela produção e consumo das localizações, ou seja, ao controle dos tempos de deslocamento dos componentes das diferentes classes sociais. Esse controle se apresenta então como uma forma de dominação necessária para que haja a apropriação diferenciada das vantagens do espaço. Dentre essas vantagens, o controle dos tempos de deslocamento ou o controle das localizações 1domina as demais representadas pela infraestrutura urbana. Isso ocorre porque essa é reproduzível pelo trabalho humano, enquanto aquelas não são.
Todas essas ideias são desenvolvidas a partir da análise empírica da formação histórica do espaço intra-urbano de seis metrópoles brasileiras: São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador. Essa análise mostra como a segregação urbana se desenvolveu nessas metrópoles por um período de mais de um século e como ela permitiu que a classe dominante controlasse o processo de produção e consumo das localizações intra-urbanas - logo os tempos de deslocamento dos seres humanos. Dentre as localizações, especial destaque é dado à do Centro Principal daquelas metrópoles e às transformações que eles vêm experimentando nas décadas recentes.
about the author
Flávio Villaça
Professor Titular de Planejamento Urbano da FAU-USP. Aposentou-se em 1998. Arquiteto pela mesma instituição, "Master of City Planning " pelo Georgia Institute of Technology, EUA. Doutor em Geografia Urbana pela FFLCH da USP.