Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Dafne é uma editora que tem ensaiado a publicação de livros de arquitetura sob a forma de escrita reflexiva. Até agora com distribuição exclusiva em Portugal, estas duas conferências serão a primeira oportunidade de apresentar o seu trabalho ao Brasil

A anatomia do livro de arquitetura, de André Tavares
24 de outubro

Procuramos demonstrar uma hipótese: a capacidade de o livro ser o articulador ideal entre concepção intelectual da arquitetura, por natureza inatingível, e a expressão cultural dessas ideias, por natureza ambígua. Essa dimensão articuladora ganha sentido nas práticas de construção do livro, nos processos de selecção editorial, montagem, escrita e organização de conteúdos. E esse processo não é totalmente independente dos mecanismos de organização do projecto e da obra que lhe estão subjacentes. Esses procedimentos revelam, cruzando uma multiplicidade de campos de trabalho específicos (imagem, linguagem, desenho, crítica, etc.), opções cruciais na construção de sentido do discurso arquitetônico. Através desse percurso indireto, mas revelador, serão visitadas algumas obras e livros que as precederam, acompanharam ou revelaram posteriormente, dissecando as condições técnicas do seu fazer e relacionando as práticas editoriais com os argumentos que fizeram emergir na cultura arquitetônica.

André Tavares

Nasceu na cidade do Porto, 1976, é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto é autor dos livros Arquitetura Antituberculose (Faup-publicações, 2005), Os fantasmas de Serralves (Dafne, 2007) e Novela Bufa do Ufanismo em Concreto (Dafne, 2009). Foi professor convidado na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (2008-2011). Atualmente é coordenador editorial na Dafne Editora e prepara o livro A anatomia do livro de arquitetura como bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A paisagem era verde, veio uma cabra e a comeu, de Álvaro Domingues
31 de  outubro

Em Portugal, depois de uma política de gestão de paisagem que foi quase inexistente até à década de 1980, os especialistas denunciam, hoje, uma gestão demasiado burocrática e pouco transparente. A urbanização processa-se a um ritmo alucinante, o mundo urbano invade as áreas rurais graças às infra-estruturas que asseguram a acessibilidade do território, e as estradas que atravessam as aglomerações são a imagem perfeita de um fluxo descontrolado e em perpétua reconstrução. Os livros A Rua da Estrada e Vida no Campo lançam um olhar sobre a difícil tarefa, ou impossível, de encontrar continuidades entre as memórias mais ou menos ficcionadas do passado e o que lhes está a acontecer. É difícil entender a simultaneidade e a contradição dos acontecimentos e o modo como se sucedem. É difícil, sobretudo, controlar as emoções acerca do que acontece. Estamos a um passo de uma crise total de sentido. Esta conjuntura produz-se numa hiper-abundância de imagens e elas organizam-se em múltiplas narrativas. Serão listas infinitas de imagens, sensações e emoções, isto é, uma vida que tende a conter uma infinidade de coisas e relações entre coisas.

Álvaro Domingues

Nasceu em Melgaço, 1959, é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde também é investigador no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (Ceau). Para além das suas funções docentes na Universidade do Porto e outras universidades, publica com regularidade sobre temáticas relacionadas com a geografia urbana, o urbanismo e a paisagem. Das suas obras mais recentes destacam-se Políticas Urbanas I e Políticas Urbanas II (com Nuno Portas e João Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 e 2011), Cidade e Democracia (Argumentum, 2006), A Rua da Estrada (Dafne, 2010) e Vida no Campo (Dafne, 2012).

A paisagem e crítica de arquitetura em Portugal

happens
from 24/10/2012
to 31/10/2012

where
Escola da Cidade
Rua General Jardim, 65 Vila Buarque
São Paulo SP Brasil
Segunda à sexta, das 10h às 20h Sábados, das 10h às 14h
11 3258-8108

source
André Tavares
Cidade do Porto - Portugal

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided