Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

Prêmio Literário José Celestino Bourroul é outorgado anualmente pela Academia Paulista de História

No dia 31 de outubro de  2013, no Espaço Sociocultural CIEE, Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, historiadora e professora da FAUUSP, recebeu o Prêmio Literário José Celestino Bourroul pelo livro São Paulo: um novo olhar sobre a história – a evolução do comércio de varejo e as transformações da vida urbana. O livro foi publicado em coedição pela Restarq e Via das Artes, em 2012, com patrocínio da LINX.

O prêmio é concedido anualmente pela Academia Paulista de História ao "Melhor livro sobre São Paulo". Em sua oitava edição, a láurea já foi entregue a Maria Alice Setubal (Terra paulista – jovens), Heloísa Barbuy (A cidade-exposição: comércio e cosmopolitismo em São Paulo, 1860-1914), Ricardo Mendes e Paulo Cezar Alves Goulart (Noticiário geral da photographia paulistana; 1839-1900), Marco Antonio Villa (1932: Imagens de uma revolução), Maria Lúcia Perrone Passos e Teresa Emídio (Desenhando São Paulo – mapas e literatura, 1877-1954), Nestor Goulart Reis Filho (Dois séculos de projetos no Estado de São Paulo) e Jorge Wilheim (São Paulo, uma interpretação).

Sobre o livro

O livro de Beatriz Bueno é um convite para uma viagem no tempo. Propõe um passeio pela cidade através da história do comércio de varejo. Resgata os percursos e lojas existentes no imaginário de diversas gerações de usuários da capital paulista. Por meio de imagens, mapas e anúncios publicitários, antigos e atuais, revela o processo de modernização da vida cotidiana e as transformações materiais e sociais que a cidade vivenciou desde fins do período colonial até o presente. Amplo e panorâmico, embora amparado em farta documentação de época, o livro não se pretende acadêmico. Escrito em linguagem simples e agradável, mostra como o comércio que esteve concentrado ao longo de séculos no que de fato era a cidade e que, mais tarde, se tornou o centro dela, a partir do final dos anos 1950 irradiou-se em todas as direções, diversificando-se, especializando-se e modificando-se em mecanismos de exposição e venda. Salienta como o comércio de rua foi convivendo progressivamente com novos espaços, como lojas de departamento, galerias e shopping centers, até prescindir de estabelecimentos fixos na era da internet. A autora destaca que por onde passou, o comércio alterou a paisagem e valorizou os imóveis.

Exposição

Com vistas a atingir um público maior, o livro resultou numa bela exposição realizada de 8 de agosto a 21 de setembro de 2013 na Estação Sé do Metrô, que os interessados podem consultar no www.historiaevoluçãodocomercio.com.br, www.facebook.com/spnovoolhar e twitter.com/sp_novoolhar.

Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno ganha prêmio literário

source
Organização do evento
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided