Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

A série é composta por dez documentários, cada um dedicado a um designer brasileiro. Alguns dos designers são Ronaldo Fraga, Antônio Bernardo e Guto Índio da Costa.

As características, inquietações, inspirações e, principalmente, os olhares dos principais nomes do design brasileiro serão investigados na nova série do Curta! "Designers do Brasil", na Terça das Artes, a partir do dia 30 de maio, às 23h30. O polivalente DJ Dolores dirige a produção, que conta ainda com direção de conteúdo da curadora, jornalista e professora de História do Design Adélia Borges. A série dedicará um episódio a cada um de seus dez personagens: Ronaldo Fraga, Antônio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi e Rico Lins. "Designers do Brasil" é uma série inédita e exclusiva, produzida pela Loma Filmes em parceria com a Pacto Audiovisual, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).

O primeiro episódio trará a veia política do estilista Ronaldo Fraga. O artista, que entende moda como cultura, refaz sua trajetória profissional e comenta suas influências na hora de criar suas coleções, que costumam extrapolar o universo das roupas para se tornarem manifestos. Ronaldo comenta ainda a importância da memória para o design.

- A matéria fina para a alma de qualquer design, para qualquer designer, é a memória. Você se liberta através da memória – avalia o estilista Ronaldo Fraga.

Para Adélia Borges, diretora de conteúdo da série, as múltiplas influências do estilista compõem uma reflexão sobre o mundo contemporâneo. 

- O Ronaldo Fraga traduz o que é ser mineiro, ser brasileiro e ser cidadão do mundo nas suas criações. Ele procura múltiplas influências de um jeito muito particular. E traduz isso de volta, com seu trabalho, com uma reflexão muito interessante sobre o mundo contemporâneo – acredita Adélia.

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

Programação

A série tem produção da Loma Filmes e coprodução com o Pacto Audiovisual, direção de DJ Dolores e a direção de conteúdo de Adélia Borges. Realizada para o canal Curta!, tem como objetivo mostrar a multidisciplinaridade do design por meio de profissionais que estejam em atuação e se destaquem nas várias áreas da atividade. São eles: Antonio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi, Rico Lins e Ronaldo Fraga.

Episódio de estreia: Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga (Belo Horizonte, MG, 1966) trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação e construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Ele tira a moda do domínio dos frufrus e dos babados para afirmá-la como um importante elemento da cultura de um povo. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa. Várias de suas coleções têm um forte componente político. 

Diretores: DJ Dolores e Adélia Borges
Duração: 26 min.
Estreia exclusiva no Curta!: 30 de maio de 2017, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 31 de maio, quarta-feira, às 3h30;
Dia 1º de junho, quinta-feira, às 12h30;
Dia 3 de junho, sábado, às 21h;

A originalidade do estilista Ronaldo Fraga é tema do episódio de estreia da série. [Divulgação]

A originalidade do estilista Ronaldo Fraga é tema do episódio de estreia da série. [Divulgação]

“Designers do Brasil”

source
Thays de Paula, Agência Febre
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided