Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

news

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

O desafio proposto aos alunos no 29º concurso do Portal foi o exercício acadêmico de imaginar um espaço destinado à sobrevida do Museu Nacional enquanto seu lar definitivo estiver em recuperação: a Galeria da Reexistência. É possível conferir todas as pranchas dos vencedores e participantes na íntegra no portal.

Conquistou a primeira colocação as recém-formadas Anna Laura Toro Sant'Anna e Renata Soares Tavares da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte/MG.

29º Concurso Projetar.Org – Galeria da Reexistência, primeira colocação. Anna Laura Toro Sant'Anna e Renata Soares Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Imagem divulgação

 

Em relação ao projeto vencedor, o jurado Ivo Barreto mencionou: "O projeto alcança maturidade na concepção da articulação dos espaços do programa extenso, sendo preciso na escolha de materiais e do partido, fomentando um resultado plástico sincero em seus premissas, caminhando com segurança entre o limite da intervenção temporária e a arquitetura de maior permanência, como o caso exige".

A segunda colocação foi concedida à equipe formada pelos acadêmicos Susanna Maria Brolhani e João Guilherme da Silva Arnas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Curitiba/PR.

29º Concurso Projetar.Org – Galeria da Reexistência, segunda colocação. Susanna Maria Brolhani e João Guilherme da Silva Arnas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
Imagem divulgação

 

O jurado Caio Smolarek Dias mencionou a respeito da proposta: "Destaca-se a preocupação da equipe em deixar um espaço em formato de memorial após a reconstrução do Museu e consequente demolição da Galeria da Reexistência. Merece ênfase, ainda, a excelente solução do programa de necessidades".

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Caio Diniz de Farias e Juliano Bohrer da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre/RS.

29º Concurso Projetar.Org – Galeria da Reexistência, terceira colocação. Caio Diniz de Farias e Juliano Bohrer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Imagem divulgação

 

Caio mencionou a respeito desta proposta: "A originalidade da geometria e da solução do programa são pontos de destaque. A solução atribuída para o espaço após a reconstrução do Museu e consequente demolição da Galeria da Reexistência também é um ponto forte da proposta".

Como menção honrosa o aluno Matheus Vieira de Paiva da Universidade Paulista – UNIP – São Paulo/SP.

29º Concurso Projetar.Org – Galeria da Reexistência, menção honrosa. Matheus Vieira de Paiva da Universidade Paulista – UNIP
Imagem divulgação

 

Em relação a esta proposta, o jurado Ivo Barreto mencionou: "O edifício resolve com qualidade o programa de necessidades e se mostra claramente uma edificação temporária, sem abrir mão de uma composição volumétrica de qualidade e de inserção suave, na qual a horizontalidade e as possibilidades visuais da clareira mantém a presença do Palácio, valendo-se do espaço de entorno como potencializador de suas funções, sejam ele as perceptivas ou de uso".

O próximo Concurso do Portal Projetar.org já está com as inscrições abertas. O desafio é projetar um campus da Bauhaus ao lado do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde Max Bill idealizou uma das primeiras escolas de design do Brasil, fundamentada nos preceitos da Bauhaus e da sua sucessora alemã, a Escola de Ulm. Este concurso será a primeira competição internacional do Portal Projetar, realizada em português e inglês, com júri composto por brasileiros e estrangeiros. Saiba mais clicando aqui.

29º Concurso Projetar.org

source
Projetar.org

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided