Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Valletta, Malta. Foto Silvana Romano Santos

abstracts

português
A arquitetura de extrema solidez de Grão Mogol, cidade mineira encravada na Serra de Santo Antônio, expressa o sítio geológico onde se situa. No local se encontrou pela primeira vez diamantes cravados em rocha.


how to quote

AMARAL, Ana Alaíde. De pedra em pedra. Os minerais preciosos de Grão Mogol. Arquiteturismo, São Paulo, ano 08, n. 091.03, Vitruvius, out. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/08.091/5307>.


O morro da Pedra Rica está marcado no mapa mundial como a primeira localidade onde se encontrou diamantes cravados em uma rocha. O sitio geológico faz parte da cidade de Grão Mogol, onde a natureza, em perfis audazes, é de minerais preciosos da serra de Santo Antônio, um dos braços da cordilheira do Espinhaço, a 550 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Spix e Martius, dois estudiosos que se destacaram por seus amplos conhecimentos de biociências estiveram em Grão Mogol, quando registram no livro Viagem pelo Brasil, em 1817, suas impressões da paisagem:

“serra do Grão Mogol, causou-nos prazer encontrar de novo a feição do Distrito Diamantino e a mesma vegetação: superfícies nuas apresentam a bela areia quartzítica branca ou bancos de xistos quartzítico brilhante” (1).

Perambulando pela cidade, constatamos que um dos aspectos que mais impressiona é o casario com a sua arquitetura, dando-nos a sensação de que as suas edificações são estruturas permanentes. As casas são particularmente notáveis, alicerçadas sobre pedras, igualmente tem suas paredes erguidas com pedras. Percebam aqui, nas fotografias, o passado de riqueza e de bravura dos que ergueram estas raras e belas casas de pedras.

nota

1
SPIX, Johann Baptist von; MARTIUS, Karl Friedrich Philipp von. Viagem pelo Brasil: 1817-1820. São Paulo, Itatiaia/USP, 1981, p. 75.

sobre a autora

Ana Alaíde Amaral é graduada em História na ISEJ/Ceiva.

comments

091.03 paisagem construída
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

091

091.01 exposição

Tempus edax rerum

Abilio Guerra

091.02 exposição

Muito além do Ibirapuera

Mônica Junqueira de Camargo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided