Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Gilfranco Medeiros Alves entrevistou o arquiteto holandês Kas Oosterhuis que lidera uma equipe de vinte pesquisadores no Hyperbody, centro de estudos para arquiteturas não convencionais e interativas.

how to quote

ALVES, Gilfranco Medeiros. Entrevista com Kas Oosterhuis. Conversa sobre o Hyperbody, arquitetura interativa, design paramétrico e processos de projeto e de produção contemporâneos. Entrevista, São Paulo, ano 14, n. 054.01, Vitruvius, maio 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/14.054/4758>.


Kas Oosterhuis
Foto Jia-Rey Chang

Kas Oosterhuis (1951, Amersfoort) é arquiteto, formado pela Universidade de Tecnologia de Delft na Holanda, e atualmente é diretor do grupo de pesquisas Hyperbody na mesma TU Delft. Também é sócio do escritório ONL, Oosterhuis_Lénárd juntamente com a artista Ilona Lénárd.

Entre 1987 e 1988, Kas Oosterhuis lecionou na Architectural Association - AA em Londres, além de ter trabalhado e vivido por um ano no antigo estúdio de Theo van Doesburg em Paris, juntamente com Ilona Lénárd.

Desde 2000, Kas Oosterhuis foi nomeado na Universidade de Tecnologia de Delft professor de métodos de design digital e lidera uma equipe de vinte pesquisadores no Hyperbody, centro de estudos para arquiteturas não convencionais e interativas. Oosterhuis é ainda diretor do Laboratório ProtoSpace e membro do Dutch Building Information Council, e também foi membro do Board of Witt e de With Center of Contemporary Art em Rotterdam,  e do VCA (Computer users Architectural Offices) até 1989.

Kas Oosterhuis lecionou em todo o mundo em várias universidades e escolas de arquitetura e design, e faz conferências internacionais desde 1990. Ganhou diversas premiações as quais incluem o Saltwaterpavilion em Neeltje Jans (Gold Award 1997 para projetos de lazer inovadores, Zeeuwse Architectuurprijs 1998, nominação para o Mies van der Rohe Award 1998), o Garbagetransferstation Elhorst / Vloedbelt em Zenderen (Business Week / Architectural Record Award 1998, a OCE- BNA,  Prêmio de Arquitetura Industrial 1996, Aluminium Design Award 1997) e a Hessing Cockpit in Acoustic Barrier em Utrecht (National Steel Award 2006, Glass Award 2006, Dutch Design Award for Public Space 2006, nominação para o Mies van der Rohe Award 2008, e nominação para oGolden Pyramid 2006).

A entrevista que se segue, foi realizada em Dezembro de 2012, na sede do Hyperbody em Delft na Holanda, e ocorreu por conta do estágio-sanduíche de doutorado que realizei junto ao próprio Hyperbody.

A entrevista foi inicialmente sugerida pelo arquiteto Nimish Biloria, professor na TU Delft e um dos Coordenadores do Hyperbody, e ocorreu em um clima de conversa descontraída, onde algumas considerações prévias foram feitas sobre os assuntos que seriam tratados na ocasião.Na condição de pesquisador do Nomads.usp e doutorando do IAU-USP, Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos da Universidade de São Paulo, me foi possibilitado este período de pesquisa no exterior por meio de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os temas da conversa abordaram questões relativas a processos de projetos digitais, especialmente design paramétrico, Swarm Behaviour, arquitetura interativa, fabricação digital, experimentos realizados no Hyperbody assim como sua própria história, além do lançamento do livro (First Decade of Interactive Architecture), ampliando a discussão para várias análises possíveis em relação a processos de concepção e de produção da arquitetura contemporânea de ponta nos grandes centros em nível mundial.

Protótipos do Hyperbody
Foto Jia-Rey Chang

comments

054.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

054

054.02

Entrevista com o arquiteto Moacyr Gomes

Luciano César Bezerra Barbosa

054.03

Entrevista com urbanista português Nuno Portas

Nicolas Braga and André Luiz Pinto

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided