Com o objetivo de quebrar os paradigmas ingênuos de nossa sociedade preconceituosa, este projeto nada mais é do que a demonstração de que uma habitação de baixo custo no Brasil pode ter qualidade funcional e estética sem custos elevados.
Desenvolvida pelo Arquiteto Yuri Vital, este projeto se caracteriza pela sua limpeza formal, racionalidade estrutural e baixo custo.
Solicitado ao jovem arquiteto um projeto de conjunto residencial de baixo custo, na qual tivesse uma arquitetura diferenciada, inovadora e brasileira, já que tratava-se de um produto para uma incorporadora nova que tem como finalidade a concepção de imóveis com boa qualidade a baixo custo.
Segundo o engenheiro responsável, o uso de alvenaria estrutura seria inevitável. Mas após infindáveis estudos, fora concebido pelo arquiteto uma solução estrutural interessante. Seria uma estrutura mista na qual a laje com grande balaço seria contraventada engastando em uma viga ( de forma chata para que não fosse visível na parte inferior) que se conecta a estrutura principal da casa. Assim concluiu-se a estrutura "mista", entre alvenaria estrutural e estrutura convencional. Após cálculos, esta nova estrutura passou por alguns protótipos sendo aperfeiçoada e finalmente construída.
Concebido em um terreno alto com um grande declive, o projeto desfruta de uma rua interna cuja finalidade é ligar as unidades habitacionais do condomínio, além de gerar assim um eixo com uma magnífica visibilidade do entorno.
Devido à necessidade do cliente de ter uma vaga de garagem em cada unidade, e não um estacionamento coletivo, a área para construção do projeto estava ficando cada vez mais comprometida, pois se a vaga fosse à frente da unidade, perderíamos espaço e assim não poderiam ter as 17 unidades, e se a vaga fosse abaixo da casa, não poderíamos ter 2 pavimentos, pois assim ultrapassaríamos o limite de 6m de altura exigido pela prefeitura de São Paulo. Assim, após inúmeros estudos foi idealizado um meio nível abaixo do perfil natural e um meio nível acima, com o qual conseguiríamos solucionar o problema.
Assim teríamos no nível mais baixo: a garagem, o depósito e a bancada, que seriam sobrepostos pela sala, lavabo, cozinha e área de serviço, que por fim seriam cobertas pelos quartos e banheiro.
Toda área molhada das unidades foi concentrada tecnicamente e formalmente gerando o menor custo e melhor benefício. A caixa d’água, inicialmente foi um problema que incomodava o projeto, mas após alguns estudos e criatividade, ela tornou-se a solução tanto estrutural como plástica do projeto, sendo assim, localizada na fachada frontal da unidade, diferenciando-se das demais unidades habitacionais do mesmo porte.
Sendo este um projeto diferenciado, foi concebido um vasto material de detalhamento, desde pingadeiras de laje de todas as bordas das lajes, até o interior da caixa d’água. O peitoril e os corrimãos foram estudados e simulados em diversos programas para ter a mais fiel definição dos acabamentos. Gerando definitivamente um projeto de formas puras, com leveza e racionalidade estrutural a baixo custo.
A área total construída é de 1011 m2. A área de cada unidade habitacional 47m2.
ficha técnica
Arquiteto
Yuri Vital
Engenheiro
José Ferreira da Costa Júnior
Construtora
Costa Junior Ltda.
Incorporadora
Sonen
Ano
2008
Área Construída
1011m²
Unidades
17 (47m² cada) não considerando garagem e depósito.
Descrição
2 dormitórios, banho, sala, cozinha, lavabo, área de serviço, garagem e depósito