Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. BoxHouse | Arquiteto Yuri Vital. Projetos, São Paulo, ano 09, n. 104.01, Vitruvius, ago. 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/09.104/2976>.


Com o objetivo de quebrar os paradigmas ingênuos de nossa sociedade preconceituosa, este projeto nada mais é do que a demonstração de que uma habitação de baixo custo no Brasil pode ter qualidade funcional e estética sem custos elevados.

Aquarela - Vista aérea


Desenvolvida pelo Arquiteto Yuri Vital, este projeto se caracteriza pela sua limpeza formal, racionalidade estrutural e baixo custo.

Solicitado ao jovem arquiteto um projeto de conjunto residencial de baixo custo, na qual tivesse uma arquitetura diferenciada, inovadora e brasileira, já que tratava-se de um produto para uma incorporadora nova que tem como finalidade a concepção de imóveis com boa qualidade a baixo custo.

Segundo o engenheiro responsável, o uso de alvenaria estrutura seria inevitável. Mas após infindáveis estudos, fora concebido pelo arquiteto uma solução estrutural interessante. Seria uma estrutura mista na qual a laje com grande balaço seria contraventada engastando em uma viga ( de forma chata para que não fosse visível na parte inferior) que se conecta a estrutura principal da casa. Assim concluiu-se a estrutura "mista", entre alvenaria estrutural e estrutura convencional. Após cálculos, esta nova estrutura passou por alguns protótipos sendo aperfeiçoada e finalmente construída.

Aquarela - Vista interna do conjunto

Concebido em um terreno alto com um grande declive, o projeto desfruta de uma rua interna cuja finalidade é ligar as unidades habitacionais do condomínio, além de gerar assim um eixo com uma magnífica visibilidade do entorno.

Devido à necessidade do cliente de ter uma vaga de garagem em cada unidade, e não um estacionamento coletivo, a área para construção do projeto estava ficando cada vez mais comprometida, pois se a vaga fosse à frente da unidade, perderíamos espaço e assim não poderiam ter as 17 unidades, e se a vaga fosse abaixo da casa, não poderíamos ter 2 pavimentos, pois assim ultrapassaríamos o limite de 6m de altura exigido pela prefeitura de São Paulo. Assim, após inúmeros estudos foi idealizado um meio nível abaixo do perfil natural e um meio nível acima, com o qual conseguiríamos solucionar o problema.

Aquarela - Vista externa geral do conjunto


Assim teríamos no nível mais baixo: a garagem, o depósito e a bancada, que seriam sobrepostos pela sala, lavabo, cozinha e área de serviço, que por fim seriam cobertas pelos quartos e banheiro.

Toda área molhada das unidades foi concentrada tecnicamente e formalmente gerando o menor custo e melhor benefício. A caixa d’água, inicialmente foi um problema que incomodava o projeto, mas após alguns estudos e criatividade, ela tornou-se a solução tanto estrutural como plástica do projeto, sendo assim, localizada na fachada frontal da unidade, diferenciando-se das demais unidades habitacionais do mesmo porte.


Sendo este um projeto diferenciado, foi concebido um vasto material de detalhamento, desde pingadeiras de laje de todas as bordas das lajes, até o interior da caixa d’água. O peitoril e os corrimãos foram estudados e simulados em diversos programas para ter a mais fiel definição dos acabamentos. Gerando definitivamente um projeto de formas puras, com leveza e racionalidade estrutural a baixo custo.

A área total construída é de 1011 m2. A área de cada unidade habitacional 47m2.

ficha técnica

Arquiteto
Yuri Vital

Engenheiro
José Ferreira da Costa Júnior

Construtora
Costa Junior Ltda.

Incorporadora
Sonen

Ano
2008

Área Construída
1011m²

Unidades
17 (47m² cada) não considerando garagem e depósito.

Descrição
2 dormitórios, banho, sala, cozinha, lavabo, área de serviço, garagem e depósito

comments

104.01 Profissional
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Autor do projeto
São Paulo SP Brasil

share

104

104.02 Profissional

CEITEC – Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided