Interbau Berlim 1957
new
Interbau Berlim 1957
Hansaviertel: a cidade do amanhã
Mara Oliveira Eskinazi
Ponteio, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2011
edition: português
paperback
306 p
21 x 21 x 2 cm
1100 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN
978-85-64116-08-5
(história do urbanismo)
about the book
A cidade de Berlim, atual capital da Alemanha, passou, desde o segundo pós-guerra, por um processo urbano singular, submetendo-se a planejamentos decorrentes do seu estado de destruição e posteriores divisão e reunificação. A cidade, que apresenta expressiva tradição de vanguarda arquitetônica, inaugurou em 1957 a Interbau, a primeira Exposição Internacional de Arquitetura ocorrida após a II Guerra Mundial.
Inserida na Berlim Ocidental, que então desejava refletir uma nova sociedade, livre e democrática, a exposição utilizou-se do lema “a cidade do amanhã” para reconstruir o Hansaviertel, bairro em grande parte destruído pelas guerras, e exemplificar o que de melhor a arquitetura e o urbanismo modernos ofereciam em termos de habitação social.
Analisando tanto o projeto urbanístico quanto os projetos dos edifícios construídos no Hansaviertel, este estudo procura retratar a viabilidade da coexistência, em um fragmento de cidade moderna, de distintas tipologias residenciais em vizinhança com uma série de equipamentos urbanos que, juntos, conferem ao bairro uma atraente diversidade tipológica e funcional. Assim, o Hansaviertel, ao exemplificar as diferentes alternativas que se apresentam para habitar em uma cidade moderna, se consolida como ideal de representação para a variedade, a heterogeneidade e a riqueza da vida urbana.
about the author
Mara Oliveira Eskinazi
Arquiteta e urbanista e mestre pela UFRGS. É professora assistente na FAU UFRJ e doutoranda na mesma instituição. Atua em escritório próprio desde 2004.