Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Nova história em perspectiva

new

Nova história em perspectiva

Fernando A. Novais and Rogério Forastieri da Silva

Cosac Naify, São Paulo SP Brasil; 1ª edição, 2011
Tradução: Bruno Gambarotto, Denise Bottmann, Eugênio Vinci de Moraes, Flávia Nascimento, Joaquim Toledo Jr., Maria Elena Ortiz

edition: português
hardcover
552 p
16 x 23 cm
ISBN 978-85-7503- 742-3

(teoria e filosofia da história)

Nova história em perspectiva

about the book

Textos de Lucien Febvre, Fernand Braudel, Jacques Le Goff, Pierre Nora, Stuart Clark, Emmanuel Le Roy Ladurie, Pierre Chaunu, Maurice Aymard, Philippe Ariès, André Burguière, Natalie Z. Davis, Carlo Ginzburg, Joyce Appleby, Lynn Hunt, Marga

sobre o livro

Nova História em perspectiva reúne em dois volumes 41 textos – a maior parte inédita em português – onde se delineia a revolução que a historiografia viveu a partir do surgimento da Escola dos Annales em 1929.

É a única obra do gênero publicada no Brasil. Além dos primeiros manifestos de combate, passando por ensaios clássicos, por desdobramentos, e chegando a interpretações recentes . assinados por historiadores que marcaram a disciplina no século XX . o leitor encontrará aqui um balanço crítico e uma tomada de posição dos organizadores. O conjunto dos textos, precedidos de uma alentada introdução, representa uma contribuição brasileira substantiva para a bibliografia internacional.

Este primeiro volume é aberto por .Para uma historiografia da Nova História., longa introdução que busca demarcar criticamente o campo metodológico e temático explorado pela Nova História, bem como as modificações provocadas em tradições historiográficas de outros países, notadamente os de língua inglesa. Reconhecido pelas parcimoniosas mas decisivas intervenções em sua disciplina, Fernando A. Novais . em trabalho a quatro mãos com Rogerio Forastieri da Silva . destila neste texto de 60 páginas a reflexão de toda uma vida intelectual. É o seu texto mais importante depois de Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial . 1777-1808, publicado em 1979, obra que marcou gerações inteiras de historiadores brasileiros.

Além da introdução, o volume é dividido em duas partes. Em Propostas são reunidos textos clássicos que levantaram as bandeiras da Escola dos Annales, assinados por historiadores-chave das três fases da Escola dos Annales: Lucien Febvre (1ª geração), fundador ao lado de Marc Bloch; Fernand Braudel (2ª geração), responsável pela consolidação institucional; e Jacques Le Goff e Pierre Nora (3ª geração), que ampliaram o leque interdisciplinar da Escola. Em Desdobramentos, a segunda parte do volume 1, historiadores franceses como Emmanuel Le Roy Ladurie, Pierra Chaunu, Maurice Aymard, Philippe Ariès, André Burguière, Michel Vovelle e Paul Veyne, assinam textos canônicos que atestam as inovações de método propostas pela Escola. São contemplados temas que se tornaram a sua marca registada, como a .longa duração. e as .mentalidades., ou o seu diálogo com as demais ciências humanas, como a antropologia e a economia. Nessa segunda parte, o leitor também encontrará textos que são testemunhos da influência exercida pela Escola dos Annales sobre outras

tradições historiográficas, representadas por nomes como Carlo Ginzburg, Natalie Zemon Davis e Hayden White, entre outros. O conjunto dos textos vai interessar tanto aos estudantes e profissionais da área quanto ao leitor bem informado sobre as maiores transformações na historiografia do século XX.

about the authors

Fernando A. Novais

Rogério Forastieri da Silva

how to quote

NOVAIS, Fernando A.; SILVA, Rogério Forastieri da. Nova história em perspectiva. São Paulo SP Brasil, Cosac Naify, 2011.

comments

Nova história em perspectiva

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided