A beleza e o mármore
A beleza e o mármore
O tratado de architectura de Vitrúvio e o renascimento
Mário Henrique S. D'Agostino
Annablume, São Paulo; 1ª edição, 2010
edition: português
paperback
258 p
16 x 23 x 1,5 cm
550 g
illustrated
B&W
photos
ISBN
978-85-391-0125-2
(crítica da arquitetura, teoria e filosofia da história)
about the book
De architectura libri decem, de Vitrúvio, é o único tratado de arquitetura que sobreviveu, em sua íntegra, da Antiguidade. Redigido no momento em que Roma magnifica-se com esplêndidas obras marmóreas, seu propósito, informa-nos o autor, é instruir o imperador César Augusto e o público culto sobre a importância da arquitetura, reservando à beleza lugar proeminente. Pela consulta de numerosos escritos, gregos em maioria, Vitrúvio consuma na arte da edificação um ajuizamento ético do belo cuja origem remonta à Grécia Clássica. Sobre seu valor, valem as palavras do Sócrates platônico: “Que sentido terá viver se desconhecermos o significado da beleza?” (Hípias Maior)
A Beleza e o Mármore convida-nos a pensar nessa elevada definição da arquitetura, em suas acolhidas ou condenações, do Renascimento aos nossos dias.
A Beleza e o Mármore é uma reflexão sobre as relações entre filosofia e vida ou entre ética e construção. Ciência arquitetônica, a estética das edificações reúne-se ao êthos do habitar, a maneira de Mário Henrique D’Agostino tratar da cidade como memória histórica.”
about the author
Mário Henrique S. D'Agostino
Arquiteto (PUC-Campinas), mestre, doutor e livre docente (FAU USP), professor associado da mesma instituição, membro do Comitê de Direção e de Leitura da revista Albertiana da Socièté Internationale Leon Battista Alberti.