A cidade desvendada
A cidade desvendada
Reflexões e polêmicas sobre o espaço urbano, seus mistérios e fascínios
Paulo Casé
Ediouro, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2000
edition: português
paperback
301 p
16 x 23 cm
500 g
illustrated
photos
drawings
ISBN
978-85-000-0733-0
(teoria da arquitetura, crítica da arquitetura)
about the book
"Mas não se pode esquecer o projeto mais polêmico do arquiteto remodelação de Ipanema, no Rio-Cidade e seus audaciosos postes inclinados, que alguns chamam de tem-nego-bebo-aí. E eu chamo de posteridade. Só tenho contra esse projeto o simbólico Pirocão (ou Obelisco, como dizem os mais grossos), no Bar Vinte. Deveria ter o dobro do tamanho."– Millôr Fernandes.
"São textos leves, inteligentes, bons de ler, marcados por um sentimento de solidariedade, que me agrada particularmente". Oscar Niemeyer.
"Paulo Casé, você estará permanentemente guiado pela beleza e o teu caminho é o porquê dela!!!" – Sérgio Bernardes
Polêmico e brilhante, reconhecidamente um dos mais inventivos arquitetos brasileiros deste século, Paulo Casé é, acima de tudo, um pensador. Para ele, arquitetura é "pensamento materializado". Neste livro, em que reúne textos escritos ao longo da última década, Casé divide com os leitores ideias e conceitos sobre o espaço urbano, mostrando que, como qualquer outra linguagem, é preciso aprender a ler o código oculto das cidades, os múltiplos sentidos que se escondem por trás do aparentemente familiar.
"A Cidade Desvendada" divide-se em quatro partes. Na primeira, "Conceitos", Casé desenvolve uma nova compreensão do espaço, refletindo sobre cidadania e a complexidade de nossa sociedade. A seguir, no tópico "Rio", com a autoridade de quem participa da metamorfose carioca, fala desta cidade: revirando-a desdobrando-a, sintetizando-a, despindo-a, admirando-a. A seguir, em "Personalidades", evoca personagens importantes em sua vida/obra, e na de todos nós. Entre vários outros, Tom Jobim, Fernanda Montenegro, Lúcio Costa. Por fim, em "Exterior", apresenta uma visão original e reveladora de lugares como Manhattan, Sevilha, Ilhas Gregas.
Com cerca de 40 ilustrações, entre fotos e croquis assinados pelo arquiteto, o livro reúne as crônicas publicadas na coluna que manteve de 1988 a 1998 no Jornal do Brasil, além de outros textos publicados no Globo e em outros veículos nacionais. "A Cidade Desvendada" pode ser lido como uma visita guiada em que Casé não nos poupa de suas opiniões mais controversas, atacando o olhar viciado e a estética deturpada. Um convite a ver a cidade em que moramos, seja ela qual for, com outros olhos.
about the author
Paulo Casé
Arquiteto premiado, nacional e internacionalmente, professor universitário, ex-presidente do IAB-RJ, foi conselheiro do Patrimônio Cultural do Município do Rio de Janeiro. Representou o Brasil na Bienal Internacional de Paris de 1967.