Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Leon Battista Alberti, humanismo e racionalidades modernas

Leon Battista Alberti, humanismo e racionalidades modernas

Mário Henrique S. D'Agostino, Francesco Furlan, Andrea Buchidid Loewen and Ana Paula Giardini Pedro (Orgs.)
 

Annablume, São Paulo; 1ª edição, 2020
original title: Leon Battista Alberti, humanismo e racionalidades modernas
translator: Christian Púrpura

edition:
paperback
539 p
16 x 23 cm
illustrated
ISBN 978-65-5684-018-5

Leon Battista Alberti, humanismo e racionalidades modernas

about the book

Leon Battista Alberti (Gênova, 1404-Roma, 1472) é um personagem central da aventura intelectual e artística do Quattrocento e um ator singular da revolução humanista. Os seus escritos e as suas realizações arquitetônicas e artísticas, ao mesmo tempo que contribuem de maneira determinante para fazer da Renascença o que ela foi, abrem campos que esta deixou para trás ou que só começou a arar tardiamente. Além de diálogos muito originais e de ludi céticos ou de uma libertinagem amarga, devemos a ele obras fundadoras em disciplinas tão diversas como a pintura, a escultura, a gramática, a arquitetura e o urbanismo, a matemática aplicada, a cartografia, a criptografia... E lhe devemos, por igual, alguns arquétipos fundamentais no campo arquitetônico.

[Francesco Furlan – Société Internationale Leon Battista Alberti]

about the author

Mário Henrique S. D'Agostino
Arquiteto (PUC-Campinas), mestre, doutor e livre docente (FAU USP), professor associado da mesma instituição, membro do Comitê de Direção e de Leitura da revista Albertiana da Socièté Internationale Leon Battista Alberti.

Francesco Furlan
Doutor em Letras pela Università “Ca’ Foscari” di Venezia, doutor em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS de Paris, presidente da Société Internationale Leon Battista Alberti – SILBA.

Andrea Buchidid Loewen
Arquiteta e mestre (PUC-Campinas), doutora (FAU USP) e professora na mesma instituição. Membro do Comitê de Redação e Coordenação Editorial da revista Albertiana da Socièté Internationale Leon Battista Alberti.

Ana Paula Giardini Pedro
Arquiteta e urbanista (PUC-Campinas), mestre e doutora em História da Arquitetura (FAU USP), professora da FAU da PUC-Campinas, membro fundador da Association Internationale “Artes Renascentes”.

how to quote

D'AGOSTINO, Mário Henrique S.; FURLAN, Francesco; LOEWEN, Andrea Buchidid; PEDRO, Ana Paula Giardini (Orgs.). Leon Battista Alberti, humanismo e racionalidades modernas. São Paulo, Annablume, 2020.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2021 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided