Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Chai-Na

new

Chai-Na

Otília Beatriz Fiori Arantes

Edusp, São Paulo; 1ª edição, 2011

edition: português
paperback
192 p
21 x 21 x 1,6 cm
600 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN 978-85-314-1288-2

Chai-Na

about the book

Chai-na [demolir aí] se apresenta como um quebra-cabeças do qual vai emergindo a figura de uma ‘paisagem transurbana’ de lógicas extremas, cuja especificidade se manifesta ao rasgar o véu do show arquitetônico que parece replicar as políticas de image-making habituais no Ocidente. De tal modo que esse jogo de formas olímpicas fabulosas pode ser pensado em parte como um passe de mágica para consumo ocidental; mas, ao mesmo tempo que encarnam bem a exuberância com que a China se reapresenta no tabuleiro mundial, essas imagens corroem os fetiches do urbanismo contemporâneo, mostrando sua profunda falsidade.” (da Apresentação de Adrián Gorelik) As imagens que acompanham passo a passo o andamento do texto, não apenas ilustram esta visão inquietante do atual renascimento chinês, como narram outros sonhos urbanos paralelos de onipotência, predação e ruína.

about the author

Otília Beatriz Fiori Arantes
É mestre em filosofia pela FFCLH/USP e doutora pela Universidade de Paris I. Lecionou Filosofia na PUC/SP e Estética na FFLCH/USP. Fundou o Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC).

how to quote

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Chai-Na. São Paulo, Edusp, 2011.

comments

magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided