Intodução à arquitetura
Intodução à arquitetura
Leonardo Benevolo
Editôra Mestre Jou, São Paulo; 1ª edição, 1972
original title: Introduzione all'architettura
translator: Daniela Santacatarine
Em apêndice "Arquitetura Brasileira" de P. M. Bardi. Capa de Lapuente.
edition: português
paperback
273 p
16 x 22,5 x 2,5 cm
700 g
illustrated
B&W
photos
drawings
(história da arquitetura, teoria da arquitetura)
about the book
A arquitetura moderna com seu ímpeto renovador implica a necessidade de um reexame completo da herança do passado. O “movimento moderno” não só renovou o conteúdo da atividade arquitetônica, como também abalou o quadro de conceitos ao qual esta era tradicionalmente radicada. A palavra “arquitetura” altera seu significado dia-a-dia, enquanto se estabelece uma mútua relação e unidade no diálogo entre arte e técnica.
Esta obra de L. Benevolo, um dos mais famosos estudiosos italianos, introduz o leitor no conhecimento da arquitetura e de sua história.
Logo ao planejá-la, manifesta a exigência de serem revistas as formulações academicistas, através de uma análise completa dos problemas e interesses da arquitetura moderna, valorizando a história arquitetônica desde os tempos da antiga Grécia até as modernas teoria de Bauhaus.
Ao considerar os valores figurativos das escolas grega, romana, gótica, renascentista, barroca, neoclássica etc., não como estilos abstratos, porém, em íntima vinculação com o mundo da cultura, da técnica, da arte e da política, ao qual pertencem, Benevolo restitui corpo e história à “forma” arquitetônica. O convite ao diálogo, à meditação, se renova a cada passo em termos que demonstram que a arquitetura não é um problema de especialistas e que as experiências passadas devem assimilar-se e estender-se do presente até o futuro.
Esta edição apresenta um novo capítulo sobre a arquitetura Brasileira, especialmente preparado pelo arquiteto P. M. Bardi, e novas e selecionadas ilustrações dão vivência ao texto original.
about the author
Leonardo Benevolo
Italiano, célebre arquiteto e estudioso da historia da arquitetura, doutor honoris causa pela Universidade de Zurique e pela Sorbonne.Atualmente possui escritório em Brescia.