Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Memória moderna

Memória moderna

A trajetória do Edifício Esther

Fernando Atique

Fapesp, RiMa, São Paulo; 1ª edição, 2004

edition: português
hardcover
364 p
21 x 28 x 2 cm
1400 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN 85-86552-61-5

(história da arquitetura, arquitetura moderna)

Memória moderna

about the book

Projetado em 1934 pelos arquitetos Vital Brazil e Adhemar Marinho, o Edifício Esther converteu-se em um marco na história da arquitetura moderna brasileira e em uma referência no cenário do centro da cidade de São Paulo. Neste livro, o arquiteto Fernando Atique investiga o projeto de arquitetura do Esther, relata as reações iniciais da imprensa paulistana ao arranha-céu e analisa as diversas leituras do prédio feitas desde os anos trinta por arquitetos e pesquisadores. Ao estudar a ação dos primeiros proprietários do prédio – a Família Nogueira –, explora um aspecto pouco abordado na historiografia de arquitetura e urbanismo no Brasil: a atuação dos promotores privados. Ao analisar a peculiar forma de gestão do prédio, investiga mecanismos de regulação de moradores e usuários de prédios de uso coletivo, outro tema pouco estudado pela historiografia de arquitetura. O livro enfatiza, ainda, o prestígio inicial do edifício, sobretudo perante um seleto grupo de artistas e intelectuais, e a progressiva perda deste prestígio, correlata a mudanças de uso do seu entorno. A obra mostra como tal processo foi acompanhado por crescente descaracterização e subutilização do prédio. O ciclo se fecha com a análise das iniciativas para preservar e restaurar o edifício, bem como das resistências a essas iniciativas. Por meio desta leitura inovadora do Esther, o livro desvenda não apenas a história de um prédio, mas aspectos relevantes do rápido processo de mudança de significado, de uso e de forma do centro da cidade de São Paulo ao longo do século XX.

about the author

Fernando Atique
Arquiteto, docente e pesquisador na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no Departamento de História, da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Foi pesquisador na "University of Pennsylvania" Penn -, nos EUA.

how to quote

ATIQUE, Fernando. Memória moderna . A trajetória do Edifício Esther. São Paulo, Fapesp, RiMa, 2004.

comments

Memória moderna

resenhas desse livro
por Roberto Conduru

outros livros

share

Fernando Atique

Arquitetando a "boa vizinhança"

Fernando Atique

Fapesp, 2010

Arquitetura Evanescente

Fernando Atique

Edusp, 2019


magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided