Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Planeta Favela

Planeta Favela

Mike Davis

Boitempo, São Paulo; 1ª edição, 2006
translator: Beatriz Medina
Pósfacio Erminia Maricato Ensaio fotográfico André Cypriano

edition: português
paperback
272 p
16 x 22,5 x 1 cm
500 g
illustrated
B&W
photos
ISBN 85-7559-087-1

(sociologia urbana)

Planeta Favela

about the book

O livro traça um retrato da nova geografia humana das metrópoles, onde algumas “ilhas de riqueza” florescem em torres de escritório ou condomínios fortificados que imitam os bairros do subúrbio norte-americano, separados da crescente população favelada por muros e exércitos privados, mas conectados entre si por auto-estradas, aeroportos, redes de comunicação e pelo consumo das marcas globais. Como coloca o autor, citando, entre outros, Alphaville, enclaves constituídos como “parques temáticos” deslocados da sua realidade social mas integrados na globalização, onde se deixa de ser cidadão do seu próprio país para ser um “patriota da riqueza, nacionalista de um afluente e dourado lugar-nenhum” , como os classifica o urbanista Jeremy Seabrook, citado no livro.

Davis explora a natureza desse novo contexto do conflito de classes, entre os que vivem dentro dos muros como em uma “cidade medieval”, e a “humanidade excedente”, que vive fora dela. Um “proletariado informal”, ainda não compreendido pelo marxismo clássico e tampouco pelo neoliberalismo.

A materialização extrema desse conflito está no último capítulo do livro, que trata das análises do Pentágono sobre a guerra do “futuro” nas megafavelas do Terceiro Mundo, e o presente do exército norte-americano tentando monitorar as vielas de Sadr City, a maior favela de Bagdá.

Se a globalização da riqueza é constantemente celebrada pelos seus entusiastas, em Planeta Favela Mike Davis mostra o outro - e imenso - lado da história: as sincronias e semelhanças nada acidentais no crescimento da pobreza no mundo.

A edição brasileira traz ainda um posfácio da urbanista Erminia Maricato que dialoga com a obra de Davis e um caderno de fotografias de favelas brasileiras de André Cypriano

about the author

Mike Davis
Professor no departamento de História da Universidade da Califórnia (UCI) e especialista nas relações entre urbanismo e meio ambiente, é ex-caminhoneiro, ex-açogueiro e ex-militante estudantil, é colaborador das revistas New Left Review.

how to quote

DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo, Boitempo, 2006.

comments

Planeta Favela

resenhas desse livro
por Erminia Maricato

outros livros

share

Mike Davis

Cidade de quartzo

Mike Davis

Boitempo, 2009


magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided