Arquitectura antituberculose
Arquitectura antituberculose
Trocas e tráficos na construção terapêutica entre Portugal e Suiça
André Carinha Tavares
Série 2: Argumentos
FAUP publicações, Porto; 1ª edição, 2005
Prefácio Jacques Gubler
edition: português
paperback
312 p
14 x 22 x 2 cm
600 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN
978-972-9483-73-8
(história da arquitetura, projeto de arquitetura, sociologia urbana)
about the book
O Sanatório, como programa específico para o combate à tuberculose, agiu para anular a presença da doença tendo em vista uma vida mais saudável, contribuindo para consolidar uma conciência moderna do corpo, da higiene e do habitar. O programa terapêutico confundiu-se com os manifestos pela transformação das cidades, despoletando a invenção e novas soluções tecnológicas e construtivas.
Joaquim Ferreira Alves, desde sua formação na Escola Médica do Porto estava atento `Helioterapia que Auguste Rollier tinha apurado em Leysin, na Suíça, pra curar crianças com Tuberculose Óssea. A Clínica Heliântia de Francelos, a grande realização sonhada e concretizada por Ferreira Alves nos pinhais da costa Atlântica em 1929, inseria-se num contexto internacional de trocas e experiências terapêuticas e arquitetônicas.
Este livro, apoiado em materiais de arquivos portugueses e suíços, ensaia esclarecer as relações entre dois médicos, seja nas viajens do médico português e no efeito que elas produziram no seu arquiteto, Francisco de Oliveira Ferreira, seja em outros exemplos construídos.
about the author
André Carinha Tavares
Arquiteto formado pela FAUP (2000). Como estudante de graduação e pós-graduação frequentou, na Suíça, a École Polytechnique Fedérale de Lausanne (1998/1999) e a Accademia di Achitettura di Mendrisio (2003/2004).