Álvaro Siza 1986-1995
Álvaro Siza 1986-1995
Luiz Trigueiros (Org.)
Blau Monographs
Blau, Lisboa; 1ª edição, 1997
edition: português
paperback
216 p
29 x 29 x 1,7 cm
1300 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
972-8311-00-1
(projeto de arquitetura, arquiteto e obra)
about the book
De Siza é costume dizer-se que é o arquiteto mais genuinamente português e que, a sê-lo, o não será porque se tenha isolado mas, antes, porque tendo intuído sobre a instabilidade e descontinuidade das muitas realidades, as soube incorporar nos seus edifícios que, assim, e para além das suas funções primeiras, se converteram em testemunhas silenciosas sobre os numerosos sinais que, precisamente, denunciam o fluir do tempo e, também, o tempo próprio a cada lugar.
Esta atitude entronca diretamente na postura do seu antecessor, mestre e amigo Fernando Távora, que também pretendeu "tudo incluir e nada excluir", embora com Siza se assista a uma maior preferência pela naturalidade da arquitetura não erudita, oriunda talvez da sua participação na equipe coordenada por Távora, quando do Inquérito à Arquitetura Popular, promovido pelo Sindicato Nacional de Arquitetos entre 1955 e 1960, para ser publicado posteriormente em 1961.
De Siza também é costume dizer-se mais recentemente, que agora é um outro Siza. Porventura pela maior dimensão das suas obras atuais ou, ainda, pela sua agora presumida liberdade estilística e financeira, contudo acredito que Siza, afinal como outros, reage apenas à anulação do mundo rural, invadido progressivamente pela cidade, para assim responder, não a novos programas, mas a novas circunstâncias, que lhe permitem uma maior capacidade de afirmação.
Que não nos espante este seu método, nem este seu esforço de redescoberta contínua, até porque já alguém referiu ser a arquitetura popular "uma forma de construir cujos modelos eruditos se ignoram no tempo".
(introdução do livro)
about the author
Luiz Trigueiros
Arquitecto pela E.S.B.A.L desde 1980 e foi director da revista Architécti desde o seu início até o número 15/16 de 1992.