A cidade é uma casa. A casa é uma cidade
A cidade é uma casa. A casa é uma cidade
Vilanova Artigas arquitecto. Exposição
Ana Margarida Martins, Catarina Rosendo and Francelina Rocha (Orgs.)
Casa da cerca, Almada; 1ª edição, 2001
edition: português
paperback
256 p
23 x 29 x 2 cm
1300 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
972-8392-77-X
(arquiteto e obra, exposições)
about the book
“É apetecivelmente fácil levar a cabo realizações cuja aproximação, desde o primeiro momento, encontram os caminhos acertados nos campos mais necessários, mais úteis e mais férteis mas também quando ganham uma identificação fraterna e criam elos de profunda amizade.
O que aqui acontece neste envolvimento com um arquitecto e uma cidade, Vilanova Artigas e São Paulo, tem naturalmente como pano de fundo percursos e lutas, desejos, realidades e utopias partilhadas com gerações e protagonistas que dum lado e outro do oceano o tempo ensinou a reconhecer, a amar e a guardar fundo no coração.
É por tudo isto, e pela grandeza do trabalho e do humanismo que este Arquitecto arrasta, que a Casa da Cerca se sente profundamente honrada e orgulhosa de poder levar a cabo este acto de real aproximação através do exemplo de uma actividade criadora realizada em benefício do Homem”.
Rogério Ribeiro _ Professor. Director da Casa da cerca
“Emocionados, os brasileiros ligados à Fundação Vilanova Artigas, apresentam aos portugueses, graças ao apoio e à amizade do Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, a obra de .João Batista Vilanova Artigas, arquiteto, homem apaixonado pelo seu povo e sua cultura, que sabia como poucos ser, ao mesmo tempo, arquiteto, engenheiro, artista intelectual, revolucionário, professor e humanista e que, por sua envergadura foi e é, até hoje, uma das personalidades que mais contribuiu para a formação de nossa cultura.
Artigas foi ponto de referência, da arquitetura moderna brasileira, do ensino de arquitetura e ao final da década de 50, o definidor da arquitetura moderna paulista. Foi o artista que deu formas e conteúdos densos e peculiares ao que os seus colegas professores universitários, críticos de arte e estudiosos vieram a chamar, no campo do conhecimento arquitetônico de “escola paulista”. Sua obra foi amplamente assimilada por seus alunos, professores e colegas que tiveram a oportunidade de viver e atuar no mesmo período histórico.
Este trabalho que envolveu pessoas dos dois lados do Atlântico, novamente estreitando o oceano, como deforma pioneira o fizeram os portugueses, é a oportunidade de dar a conhecer a obra desse intelectual, militante, patriota indignado que afirmou até o fim: “me sinto no direito de manter, defender e jamais abrir mão das minhas utopias”.
Os companheiros da Casa da Cerca saberão, com sua imensa sensibilidade, mostrar ao povo de Almada e aos irmãos portugueses, quem foi nosso mestre Vilanova Artigas. A intimidade que nos une, a mesma língua, a mesma origem, o mesmo ideário, possibilitarão que partilhemos das mesmas emoções”.
Julio Camargo Artigas _ Arquitecto. Presidente da Fundação Vilanova Artigas.
about the author
Ana Margarida Martins
Catarina Rosendo
Francelina Rocha