Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Flávio de Carvalho

Flávio de Carvalho

100 anos de um revolucionário romântico

Denise Mattar (Org.)
 

CCBB RJ, Rio de Janeiro; 1ª edição, 1999

edition: português
128 p
22 x 27 x 1 cm
illustrated
fullcolor

(artes plásticas, pintura, exposições)

about the book

Em 21 de novembro de 1929 o<i> Diário Nacional </i>publicava um artigo anunciando a "primeira conferência do grande urbanista francês Sr. Le Corbusier", no Instituto de Engenharia de São Paulo. A matéria era ilustrada por uma caricatura do arquiteto "visto pelo lápis do Dr. Flávio de Rezende Carvalho".

Flávio havia elaborado com Geraldo Ferraz um minucioso questionário repleto de perguntas instigantes: como introduzir o valor psíquico na arquitetura? Acha que a arquitetura é um problema filosófico? Deve a arquitetura ser lógica? As respostas foram breves, mas a partir daí encetaram uma longa discussão quase filosófica.

Dias depois, na casa de Warchavichik, Le Corbusier chama Flávio de "révolutionnaire romantique". A alcunha se tornou célebre, e sobre ele dizia Sangiradi Jr.: "um epíteto preciso: revolucionário romântico. Um contestador individualista. E um idealista, no sentido filosófico". Flávio de Carvalho foi realmente um revolucionário das artes: um dos pioneiros da arquitetura moderna no país, sua pintura era tão avançada para a época que poderia figurar hoje numa exposição contemporânea; seu desenho, tendo quase sempre a mulher como tema, era considerado excessivamente erótico, ou excessivamente dramático; sua atuação como animador cultural foi essencial nos anos 30. Foi jornalista, autor, conferencista, dramaturgo, cenógrafo e o primeiro "performer" do Brasil.

(trecho inicial de texto de apresentação do livro-catálogo)

about the author

Denise Mattar
Cursou a Faculdade de Filosofia e a Faculdade de Psicologia da USP. Foi curadora do Museu da Casa Brasileira SP (85-87), do MAM de São Paulo (87-89) e do MAM do Rio de Janeiro. Atualmente atua como curadora independente.

how to quote

MATTAR, Denise (Org.). Flávio de Carvalho. 100 anos de um revolucionário romântico. Rio de Janeiro, CCBB RJ, 1999.

comments

Flávio de Carvalho

outros livros

exhibition

share

magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided