A invenção de Hélio Oiticica
A invenção de Hélio Oiticica
Celso Favaretto
Texto e Arte
Edusp, São Paulo; 2ª edição, 2000
edition: português
paperback
240 p
23 x 23 x 1,5 cm
600 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN
978-85-314-0062-9
(artes plásticas)
about the book
A obra de Hélio Oiticica é um desafio que poucos críticos ousaram encarar de frente. Até agora, a reflexão sobre este artista da experimentação esteve restrita a artigos de jornal e ensaios esparsos. Daí a importância da publicação de A Invenção de Hélio Oiticica pela coleção Texto & Arte da Edusp. Através do texto de Celso Favaretto, tomamos contato criticamente tom as intervenções estéticas, éticas e políticas que colocam Oiticica numa vanguarda artística que repercute amplamente na cultura contemporânea brasileira e. internacional.
A Invenção de Hélio Oiticica reconstrói a trajetória desse artista experimental em suas múltiplas manifestações: pintura concreta, estruturas espaciais neoconcretas, objetos, manifestações ambientais, proposições comporta-mentais e experimentações audiovisuais, quase cinematográficas.
Celso Favaretto explicita o desenvolvimento das proposições de Oiticica e a coerência da prática artística decorrente dessas proposições. O autor capta, dessa forma, o impulso crítico-teórico que presidiu às intervenções de Oiticica nos domínios da vanguarda brasileira no período 50/70, e esclarece a inserção singular dessa experimentação nas transformações contemporâneas em geral.
Embora acompanhe linearmente o desenvolvimento de Oiticica - exatamente para evidenciar a coerência interna do trajeto experimental e a eficácia crítica das proposições em termos artísticos .e culturais - o trabalho de Celso Pavaretto não é meramente informativo ou mesmo historiográfico. A reflexão é propriamente estética, o que se manifesta, inclusive. na produtividade de linguagem, em que o conceitual e o sensível participam de uma elaboração que persegue o objeto de análise e sua inserção no tempo que o viu nascer.
Celso Favaretto assume os riscos implicados na reflexão sobre a história viva da modernidade neovanguardista. Com isso, abrange períodos cruciais e recentes da cultura brasileira - como é o caso do movimento tropicalista”, para o qual á atuação crítica de Oiticica foi decisiva.
A Invenção de Hélio Oiticica tem um horizonte de leitores que vai além dos historiadores e críticos de arte. A obra interessa a todos os estudiosos e intelectuais preocupados com a discussão artístico-cultural e, em especial, com a emergência de um pós-moderno no Brasil.
(Celso Lafer)
about the author
Celso Favaretto
Possui graduação em Filosofia pela PUC CAMP, mestrado e doutorado em Filosofia pela USP. Livre-docência pela Faculdade de Educação. Atualmente é professor efetivo da Universidade de São Paulo.