Flávio de Carvalho
Flávio de Carvalho
Luiz Camillo Osorio
Coleção Espaços da Arte Brasileira
Cosac Naify, São Paulo; 1ª edição, 2000
edition: português
paperback
128 p
23 x 28 x 1,1 cm
710 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN
85-750-3018-3
(artes plásticas, arquiteto e obra)
about the book
Engenheiro, arquiteto, artista plástico, cenógrafo, dramaturgo, jornalista e, claro, polemista. A personalidade complexa e eclética de Flávio de Carvalho, "uma usina de ideias e provocações", marcou a história das artes no Brasil desse século. "Talvez o mais autêntico vanguardista brasileiro, cujo lugar na história da arte ainda não está sacramentado", escreve o crítico Luiz Camillo Osorio, autor do livro Flávio de Carvalho, que sai agora juntamente com os seis novos títulos da série Espaços da Arte Brasileira, coordenada pelo crítico de arte Rodrigo Naves e publicada pela Cosac & Naify.
Camillo Osorio apresenta, neste livro, a atuação que Flávio Carvalho (1899-1973) exerceu em todas as áreas do nosso modernismo a partir da década de 30. Um dos pioneiros da arquitetura moderna no país, sua presença nesse momento foi essencial para o processo de modernização das artes no Brasil. Como uma espécie de animador cultural, ele foi um dos fundadores do Clube dos Artistas Modernos em São Paulo, participando ativamente e experimentando as linguagens mais vanguardistas das artes plásticas e do teatro, além de escrever livros e artigos polêmicos em jornais. Sendo o primeiro performer brasileiro, sua influência foi fundamental para a produção experimental dos anos 60 nas artes plásticas.
Nascido em 1899, no estado do Rio de Janeiro, Flávio de Carvalho estudou em Paris e depois na Inglaterra, onde se formou em engenharia na Universidade de Durham, e em artes na King Edward VII School of Fine Arts. Voltando para o Brasil em 1923, ele logo inicia sua produção artística que, como diz Camillo Osorio, "independente do meio expressivo, busca exteriorizar emoções primitivas essenciais que teriam sido reprimidas pelo processo civilizatório". Sua produção engloba desenhos, pinturas, esculturas, cenários, projetos arquitetônicos, textos-manifestos e livros.
about the author
Luiz Camillo Osorio
Doutor em Filosofia pela PUC RJ e professor de Estética e História da Arte na Universidade do Rio de Janeiro. Assina a coluna de crítica de arte no jornal O Globo e é também coordenador de Teoria e Pesquisa no MAC Niterói.