Antonio Lizárraga
Antonio Lizárraga
Uma poética da radicalidade
Annateresa Fabris
História e Arte
C/Arte, Edusp, Belo Horizonte; 1ª edição, 2000
edition: português
paperback
288 p
14,5 x 21,5 x 2 cm
400 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN
978-85-870-7318-1
(artes plásticas, design)
about the book
Na análise crítica da obra de Antonio Lizárraga, Annateresa Fabris articula um quadro de questões teóricas que lhe permitem abordar a problemática das linguagens abstratas de tendência geométrica pelo prisma da repetição diferencial, da serialidade e da sequencia formal.
Uma vez que Lizárraga é um artista que trafega numa mão dupla - arte e design - a autora discute a articulação desses dois aspectos de sua poética, sublinhando sua convergência estrutural e propondo um modelo de análise capaz de abarcá-los numa dimensão única de matriz projetual.
Uma atenção particular é dedicada ao processo criador de Lízárraga, enfocado a partir das contribuições da Neurobiologia. O livro traz ainda uma análise da atividade poética do artista, que é confrontada com seu projeto plástico por pautar-se por uma concepção imagética de cunho surrealista.
about the author
Annateresa Fabris
Historiadora e crítica de arte, graduada em História pela USP e mestre e doutora em Artes, pela mesma instituição. Professora do programa de pós-graduação em Artes da USP. Foi curadora de diversas exposições.