Carlito Carvalhosa
Carlito Carvalhosa
Lorenzo Mammì (Org.)
Cosac Naify, São Paulo; 1ª edição, 2000
textos Rodrigo Naves e Alberto Tassinari
edition: português
176 p
24 x 29 x 1,5 cm
950 g
illustrated
fullcolor
photos
ISBN
85-86374-99-7
(artes plásticas, escultura, exposições)
about the book
Um relato abrangente de quinze anos da obra do artista paulista Carlito Carvalhosa. O livro destaca sua mostra de esculturas no Museu Brasileiro de Escultura e no Gabinete de Arte Raquel Arnaud (São Paulo, 2000), na qual peças de gesso moldado pesando toneladas transmitiam surpreendente sensação de leveza ao espectador, devido ao equilíbrio e plasticidade envolvidos.
“Nas ilustrações deste livro, não seguimos uma progressão estritamente cronológica, embora tentemos manter unidas as obras pertencentes à mesma forma de pesquisa. Julgamos que, dessa forma, respeitaríamos melhor um percurso artístico que não é linear. Sem dúvida, algumas constantes podem ser reconhecidas: basicamente, as obras de Carlito são superfícies que se desfazem no volume, ou volumes que somem na superfície. Em outras palavras: são expressão da impossibilidade de sentir uma superfície sem espessura ou, inversamente, de adivinhar um volume, sem ambiguidades, pela superfície. Está nisso, acredito, o cerne daquela natureza cindida que Rodrigo Naves detectou e analisou extensamente no texto incluído neste livro. [...]”
Lorenzo Mammì
about the author
Lorenzo Mammì
Formado em matérias literárias pela Universidade dos Estudos de Florença e doutor em filosofia pela USP. É crítico de música, de arte e professor de História da Filosofia Medieval na USP.