Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Sergio Camargo

Sergio Camargo

Ronaldo Brito

Coleção Espaços da Arte Brasileira

Cosac Naify, São Paulo; 1ª edição, 2000

edition: português
paperback
128 p
23 x 28 x 1,1 cm
760 g
illustrated
B&W
photos
ISBN 978-85-750-3026-4

(escultura)

Sergio Camargo

about the book

No final da década de 80, o crítico de arte Ronaldo Brito publica um importante ensaio sobre a obra do escultor Sérgio Camargo (1930-1990). Nele, Brito traçava o percurso da obra de Camargo, passando pelos relevos em madeira da década de 60, pelo mármore de carrara dos anos 80 e pelo negro belga, uma espécie de fóssil de cor negra, da década de 80. Este trabalho é agora reeditado no livro Sergio Camargo, um dos seis novos títulos da série Espaços da Arte Brasileira, da Cosac & Naify, com novas imagens, uma cronologia do artista e um prefácio de Rodrigo Naves, coordenador dessa série, no qual ele destaca a importância desse ensaio.

Segundo Naves, Brito percebeu, no final dos anos 80, que "chegara o momento de confrontar o experimentalismo contemporâneo – e, nesse ponto, a inclinação de Hélio Oiticica e Lygia Clark para experimentos mais sensoriais e psicológicos do que propriamente artísticos deve ter tido o seu peso – com trajetórias que, sem abandonar a radicalidade e inquietação, haviam constituído uma experiência que se afastava da diluição que uma certa retórica da unidade entre arte e vida insistia em defender".

Brito faz uma profunda análise da obra do escultor carioca, vinculando- à tradição moderna, a partir de seus primeiros trabalhos. Ele começa pelos bronzes pós-cubistas da década de 50, marcados pelas influências do francês Henri Laurens, do holandês Vantongerloo e do romeno Constantin Brancusi. Este último, segundo Brito, será uma referência constante na obra de Camargo. Depois, o crítico destaca as obras realizadas nas décadas de 60 – época em que o escultor participou de importantes exposições em museus e galerias da Europa e do Brasil –, 70 e 80, quando o método combinatório desenvolvido por Camargo chegam às misteriosas peças na pedra negro-belga.

Entre outras obras, Camargo realizou várias esculturas em logradouros públicos, como Homenagem a Brancusi, na Faculdade de Medicina de Bordeaux, Muro estrutural, para o auditório do Palácio Itamaraty, em Brasília e o muro de concreto para o Centro Empresarial Itaú, em São Paulo. Após sua morte, a obra de Sergio Camargo continua a ser apresentada em retrospectivas no Brasil e na Europa.

about the author

Ronaldo Brito
Professor no curso de especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil e do programa de pós-graduação em História Social da Cultura na PUC do Rio de Janeiro.

how to quote

BRITO, Ronaldo. Sergio Camargo. Coleção Espaços da Arte Brasileira, São Paulo, Cosac Naify, 2000.

comments

Sergio Camargo

outros livros

share

Ronaldo Brito

Experiência crítica

Sueli de Lima (Org.)

Ronaldo Brito

Cosac Naify, 2005


magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided