Precisas coisas vãs fundamentais
Precisas coisas vãs fundamentais
Escritos de Sérgio Camargo
Maria Camargo and Iole Antunes de Freitas (Orgs.)
BEĨ, São Paulo; 1ª edição, 2010
edition: português
hardcover
244 p
20 x 25 x 2 cm
900 g
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
978-85-7850-043-6
(escultura)
about the book
Preciosas coisas vãs fundamentais é uma reunião de poemas, lembranças familiares, esboços de ensaios e fragmentos de vida do artista, em suas mais diversas fases. Todo o material, selecionado entre mais de quinhentos originais deixados por Sergio Camargo, foi analisado ao longo de uma década por Maria Camargo, filha de Sergio, e pela artista plástica e amiga do escultor, Iole de Freitas.
Os escritos vão além do cunho biográfico, ou de explicações da arte de Sergio Camargo. Esses aspectos estão presentes, mas os textos expressam ainda mais: eles nos trazem suas impressões sobre o trabalho dos mestres, amigos e colegas de Camargo; recordações sobre suas experiências; e indagam sobre a matéria, com a qual o artista mantinha uma intensa relação.
Vinte anos após a morte de Sergio Camargo, Preciosas coisas vãs fundamentais nos leva a descobrir uma faceta nunca antes revelada do autor, contribuindo para ampliar o entendimento de sua obra.
“No pedaço de papel arrancado da beirada de um caderno, a letra manuscrita registra uma reflexão: ‘para os que escrevem, a palavra é uma matéria possível’. [...] Sergio Camargo parece aqui falar de terceiros; afinal, em nenhum momento se sentiu ou se apresentou como escritor. Ainda assim, escreveu assiduamente e guardou suas reflexões com certo empenho – tanto os poemas exaustivamente trabalhados quanto as pequenas notas e aforismos registrados em margens de páginas de jornais, bulas de remédio, guardanapos. [...] Para Sergio Camargo, poeta na pedra, a palavra também se tornou – como para os escritores de quem falava – uma matéria possível. Ele foi um escultor de palavras.”
Trecho do texto das organizadoras, Maria Camargo e Iole de Freitas, para a publicação.
about the author
Maria Camargo
Nasceu em Paris em 1971. Mora no Rio de Janeiro desde a infância e formou-se em cinema pela PUC-RJ. É professora na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e roteirista, desde 1998, da TV Globo.
Iole Antunes de Freitas
Escultora, gravadora e artista multimídia, estudou Desenhou Industrial na Escola Superior de Desenho Inustrial no Rio de Janeiro e trabalhou no Corporate Image Studio da Olivetti, sob orientação do arquiteto Hans von Klier.