Nova York delirante
Nova York delirante
Um manifesto retroativo para Manhattan
Rem Koolhaas
Coleção Face Norte
Cosac Naify, São Paulo; 1ª edição, 2008
original title: Delirious New York: a retroactive manifesto for Manhattan
translator: Denise Bottmann
prefácio Adrián Gorelik
CDD 724.9747 K833n
edition: português
paperback
368 p
17 x 24 x 2,5 cm
850 g
illustrated
B&W
photos
drawings
ISBN
978-85-7503-606-8
(teoria da arquitetura, urbanismo)
about the book
Escrito em 1978 pelo holandês Rem Koolhaas, esta obra é uma combinação entre manifesto, história, crítica e celebração da "capital do século XX".
O autor relata episódios marcantes da formação da cidade, desde a chegada dos holandeses em 1626: Coney Island e sua "tecnologia do fantástico", os planos que determinaram o traçado regular que conhecemos hoje, a invenção do elevador, o adensamento vertiginoso e a diversificação de funções num mesmo edifício, a construção de ícones como o Central Park, o Empire State e o Rockfeller Center, as visitas e intervenções de Le Corbusier, Diego Rivera e Salvador Dalí.
Este livro, polêmico e premonitório, ilustra as relações entre um universo metropolitano mutante e a singularidade das formas que produz, restituindo à arquitetura sua dimensão cultural.
about the author
Rem Koolhaas
Graduated from the Architectural Association, he heads the work of OMA and AMO and is a professor at Harvard University. He published many books and has won several international awards including the Pritzker Architecture Prize in 2000