Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Desenho Urbano Contemporâneo no Brasil

new

Desenho Urbano Contemporâneo no Brasil

Vicente del Rio and William Siembieda (Orgs.)
 

Grupo Gen, Rio de Janeiro RJ; 1ª Edição, 2013

edition: português
306 p
21 x 24 x 2 cm
740 g
ISBN 978-85-216-2255-0

(desenho urbano)

Desenho Urbano Contemporâneo no Brasil

about the book

Neste livro, seus organizadores Vicente del Rio e William Siembieda promovem uma discussão sobre o desenho urbano brasileiro no Brasil a partir nos anos 80, um periodo de superação do paradigma modernista e de abertura politica, quando iniciam-se os esforços por um urbanismo social e culturalmente engajado, e cidades mais justas e de melhor qualidade de vida para todos. neste sentido, segundo os organizadores, o urbanismo e o desenho urbano brasileiros tornaram-se pos-moderno no sentido de reconhecer a fragmentacao, a heterogenidade, as diferencas, o pluralismo e o pragmatismo

Apos situar o leitor no contexto historico, social e politico do desenho urbano no Brasil, o livro apresenta doze estudos de caso por pesquisadores brasileiros de renome que avaliam experiências em oito capitais: Brasilia, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Belem, e Palmas. Os capitulos, fartamente ilustrados, foram agrupados de modo a refletir as tres principais tendencias do desenho urbano no Brasil: o modernismo tardio, a revitalização, e a inclusão social. As experiências do primeiro grupo demostram que o pensamento modernista ainda comanda boa parte do desenho de nossas cidades, na busca de um ideal de cidade que, muitas das vezes, favorece a poucos e jamais será atingido. O segundo grupo de experiências mostra como a redemocratização do país e a busca por saídas da crise econômica levou a uma busca por melhorias na cidade consolidada e em reutilização do patrimônio instalado. No terceiro grupo, os trabalhos refletem o processo de consolidação democrática onde o desenho urbano busca reescrever lógicas territoriais e melhorar a esfera social das cidades. Finalmente, o livro nos brinda com uma conclusão refletindo sobre as lições da experiência brasileira e sobre um futuro otimista que elas sugerem.

A edicao norte-americana de "Desenho Urbano Contemporaneo no Brasil", publicada em dezembro de 2009, teve otima repercussão e foi motivo de excelentes resenhas em revistas profissionais e academicas, ate mesmo no famoso jornal on-line The Huffington Post. Recebeu um nova edição em paperback menos de um ano após.

about the author

Vicente del Rio
Arquiteto e urbanista, mestre em Desenho Urbano na Oxford e doutor em Arquitetura e Urbanismo na USP. Atualmente é professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

William Siembieda
Economista e mestre em Planejamento Urbano (UC-Berkeley) e em Administração Pública (SUSD), doutor em Planejamento Urbano (UCLA), e Fellow do American Institute of Certified Planners. Leciona na California Polytechnic State University.

how to quote

RIO, Vicente del; SIEMBIEDA, William (Orgs.). Desenho Urbano Contemporâneo no Brasil. 1ª Edição, Rio de Janeiro RJ, Grupo Gen, 2013.

comments

Desenho Urbano Contemporâneo no Brasil

resenhas desse livro
por Jonathas Magalhães Pereira da Silva

outros livros

share

Vicente del Rio

Percepção ambiental

Vicente del Rio and Lívia de Oliveira (Orgs.)

Studio Nobel, 1999


magazines

newspaper


© 2000–2025 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided