Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Triângulo São Paulo

Triângulo São Paulo

Um guia para se perder no centro

Fernando Östlund and Rafael Pavan

Estação Cultura, São Paulo; 1ª edição, 2014
distribuição gratuita pelo Viva o Centro

edition: português
paperback
116 p
15 x 21 x 1 cm
220 g
illustrated
fullcolor
ISBN 978-85-68216-00-2

Triângulo São Paulo

about the book

Híbrido de caderno de viagem e guia arquitetônico, Triângulo São Paulo - um guia para se perder no centro, que será distribuído gratuitamente pela Associação Viva O Centro e na data de seu lançamento, apresenta 31 pontos de um possível mapa do triângulo histórico da cidade, delimitado pela Praça da Sé e os largos de São Francisco e São Bento. Com foco nesse pequeno núcleo e a partir de elementos visuais, a publicação traça um percurso revelador das muitas camadas de história acumuladas no coração de São Paulo, às quais o olhar distraído já não consegue alcançar.

Entre os pontos relevantes do percurso propostos estão construções, monumentos, jardins, painéis, estátuas, praças, passagens. A pesquisa de Francesco Perrota-Bosh resgata detalhes sobre a arquitetura e a história de cada um, condensados, em texto, pela jornalista Teté Martinho. O guia sugere ao leitor contemplar essa herança arquitetônica e cruzar informações sobre o passado e o presente de edifícios e espaços públicos, como Praça Patriarca, Praça Da Sé, Largo São Francisco, Edifício Martinelli, Igreja Do Carmo, Catedral Metropolitana, Casa Mathilde, Solar Da Marquesa De Santos, entre outros.

Como é visual, a navegação pelo guia se dá pela sequência de imagens e é ordenada por palavras-chave que se relacionam poeticamente com os pontos. Pelas palavras-chave, em ordem alfabética, inicia-se a narrativa. Por exemplo, o primeiro é arco, cujo ponto é a Praça do Patriarca e se relaciona diretamente com o arco criado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Por sua vez, a letra S, indica "Segredos", e leva o leitor a conhecer a Casa da Mathilde, fornecedora de doces da Casa Real em Portugal, que em 2013 ressurge no Brasil, instalando-se no endereço do primeiro estabelecimento da família Fasano, um conjunto modernista na Praça Antonio Prado que abrigou a então Brasserie Paulista, em 1902, e, mais tarde, o primeiro restaurante de nome Fasano, em 1952.

De uma escultura como a do Beijo Roubado, no Largo São Francisco, que alude ao romance de um francês com uma índia, até histórias dos antigos arranha-céus como o Martinelli, considerado em 1929 o mais alto da América Latina e confiscado pelo governo na Segunda Guerra, passando pelas esculturas de 16 artistas erguidas na Praça da Sé na tentativa de salvá-la por ocasião do 425º aniversário de São Paulo, o guia ressalta também, entre as saborosas histórias, detalhes de construção, como fachadas, colunas, portas, pisos, etc.

about the authors

Fernando Östlund
(Londres, RU, 1986) é formado em design pela ESPM. Foi assistente de arte na agência Blue Box Design (2011) e de design no Estúdio Infinito, em projetos como a exposição Oded Ezer: Tipocriaturas (Caixa Cultural, 2011), todos em São Paulo.

Rafael Pavan
(São Paulo 1984) formado em design gráfico pela ESPM, com especialização em Gestão e Planejamento Estratégico (Strong/FGV) e em Marcas e Produtos (FGV Online). Trabalhou como designer em agências entre 2009 e 2013. Diretor de arte na SRCOM.

how to quote

ÖSTLUND, Fernando; PAVAN, Rafael. Triângulo São Paulo. Um guia para se perder no centro. São Paulo, Estação Cultura, 2014.

comments

Triângulo São Paulo

resenhas desse livro
por Marcos Ribeiro de Moraes

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided