Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

bookshelf

Casa-grande & senzala

Casa-grande & senzala

Gilberto Freyre

Global, São Paulo; 52ª edição, 2013
Edição Comemorativa 80 Anos; edição original: 1933

edition: português
hardcover
784 p
16 x 23 cm
12000 g
B&W
ISBN 9788526019607

Casa-grande & senzala

about the book

Casa grande & senzala teve a primeira edição publicada em 1933, e agora a Global Editora lança uma edição especial para celebrar os 80 anos de publicação da obra. Esta edição comemorativa tem capa dura e traz uma fortuna crítica com textos de Darcy Ribeiro, Roland Barthes, entre outros. Além dos dois cadernos iconográficos já existentes nas edições anteriores, a publicação tem um caderno colorido com fotos e documentos relativos à primeira edição da obra.

Na época, mais do que uma redescoberta da nação brasileira, 'Casa Grande & Senzala' foi uma espécie de fundação do Brasil no plano cultural, como observou Darcy Ribeiro. Valorizando o papel do negro na história brasileira, exaltando a miscigenação racial, desmistificando preconceitos e reconhecendo a originalidade de nossa cultura, tipicamente tropical, o livro caiu como um meteoro nos meios intelectuais. A novidade estava tanto no pensamento do autor como na sua forma de se expressar e nos métodos utilizados na montagem da obra.

A linguagem de Gilberto Freyre tinha uma irreverência desconhecida nas letras brasileiras, por vezes um tom de gozação, que chegou a provocar protestos de algumas correntes mais conservadoras. Mais interessante ainda foi o material recolhido para mostrar a face autêntica do Brasil: diários esquecidos, receitas de bolos e doces, práticas cotidianas como o cafuné e a retirada de bichos-do-pé, nas quais se revelavam um exacerbado sensualismo, relações sexuais entre marido e mulher, entre sinhô e escravas, entre escravos e sinhás, raptos, o amor à higiene, os muitos banhos tomados a cada dia pelos brasileiros, fatos a que ninguém ligava importância, mas muito mais eloquentes na revelação do povo brasileiro e do Brasil como nação do que as exaltações convencionais de feitos históricos.

about the author

Gilberto Freyre
Gilberto de Mello Freyre (1900-1987), antropólogo, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história.

how to quote

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 52ª edição, São Paulo, Global, 2013.

comments

Casa-grande & senzala

resenhas desse livro
por Luiz Philippe Torelly

outros livros

share

magazines

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided