Repensando as habitações de interesse social
new
Repensando as habitações de interesse social
Luiz Carlos Toledo, Petar Vrcibradic and Verônica Natividade
Letra Capital, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2014
edition: português
hardcover
96 p
30 x 21 cm
illustrated
fullcolor
photos
drawings
ISBN
978-85-7785-315-1
about the book
Este é um trabalho coletivo, como bem assinala Luciana Correa do Lago no Prefácio deste livro, desenvolvido por mim e pelos jovens arquitetos Petar e Verônica, cujo talento, criatividade e comprometimento despertaram-me a vontade de enfrentar o desafio de revisitar o tema da habitação de interesse social numa época em que os grandes eventos, com seus megaprojetos, monopolizam a atenção do público e de boa parte dos arquitetos.
O livro nasceu do estudo de novas alternativas para o projeto e construção das habitações de interesse social, parte integrante da pesquisa desenvolvida pela Rede FINEP sobre Moradia e Tecnologia Social. A Seleção Pública de Projetos para Patrocínio, em boa hora lançada pelo CAU/RJ, possibilitou esta edição.
Petar Vrcibradic vem desenvolvendo uma carreira brilhante que se inicia com um período de um ano no Escritório Morphosis, do Arquiteto Thom Mayne, seguido pelo mestrado na Faculdade de Arquitetura de Columbia em 2004/2005, que o credenciou para trabalhar no escritório de Frank Gehry durante três anos, até retornar ao Brasil.
Verônica Natividade fez o mestrado em arquitetura na USP em 2007/2010, leciona várias disciplinas na PUC-Rio e tem participado de vários projetos de urbanização de favelas, além de dominar diversos programas de modelagem paramétrica, conhecimentos que se mostraram imprescindíveis no desenrolar do trabalho.
Com o desenvolvimento da pesquisa juntaram-se à equipe os arquitetos Luiz Cláudio Franco e Thais Velasco, assim como os estagiários de arquitetura Bernardo Soares, Fernanda Gianinni, Fernanda Petrus, Frances Sampaio, Maria Isabel Pedro e Marina Di Blasi, cujo entusiasmo e dedicação se refletiram, tanto na arquitetura dos tipos habitacionais projetados como na qualidade das imagens.
O acompanhamento da pesquisa pelas Professoras Doutoras da UFRJ Luciana Lago e Vera Tângari, suas críticas, observações e estímulo, em muito contribuíram para o resultado da pesquisa e para a decisão de escrever este livro.
Para a elaboração dos dois anexos colaboraram vários escritórios com larga experiência em projetos de arquitetura, estrutura e instalações prediais e dois professores da Faculdade de Desenho Industrial da Sapienza Università di Roma.
No Anexo 1 dois tipos projetados foram desenvolvidos em nível de projeto básico pelos escritórios Mayerhofer & Toledo Ltda, CGE Engenharia Ltda e Consult Projetos e Instalações Ltda, sob a coorde-nação dos arquitetos Verônica Natividade e Rafael Veríssimo.
O Anexo 2 contém projetos de mobiliário para as unidades habitacionais e de uma marcenaria baseada nos princípios de economia solidária e colaborativa. Esse estudo resultou de convênio entre a UFRJ e a Sapienza Università di Roma, viabilizado pelo Programa Ciência Sem Fronteiras. Nele participaram os professores Vincenzo Cristallo e Sabrina Lucibello, os bolsistas do Programa Ciência Sem Fronteiras Fernanda Petrus e Pedro Henrique Bitencourt, além de uma grande equipe multidisciplinar do Dipartimento di Planificazione, Design, Tecnologia dell’Architettura.
Os autores agradecem à Finep e ao CNPq a prioridade dada ao tema da habitação de interesse social, viabilizando a pesquisa que deu origem a esta publicação e, especialmente, à Luciana Correa do Lago e Cunca Bocayuva, os Prefácio e Posfácio instigantes que iniciam e fecham nosso livro.
[Luiz Carlos Toledo]
about the authors
Luiz Carlos Toledo
Graduado em Arquitetura pela UFRJ, mestre e doutor pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: arquitetura hospitalar, urbanismo, processo projetual e humanização
Petar Vrcibradic
Arquiteto, trabalhou um ano no Escritório Morphosis, do arquiteto Thom Mayne, e no escritório de Frank Gehry durante três anos. Realizou mestrado na Faculdade de Arquitetura de Columbia em 2004/2005.
Verônica Natividade
Fez o mestrado em arquitetura na USP em 2007/2010, leciona na PUC-Rio e tem participado de vários projetos de urbanização de favelas.